Vrfbrd

2583 palavras 11 páginas
Engenharia de Minas
A Engenharia de Minas é o ramo da engenharia que se ocupa da prospecção, extração, beneficiamento e aproveitamento de recursos minerais.
Nos dois primeiros anos do curso na UFMG, os alunos têm matérias de matemática, física, química, informática e geologia. A partir do quinto período, as disciplinas são mais específicas da área, envolvendo pesquisa mineral, lavra de minas e beneficiamento de minérios. Outro destaque está na ampla infraestrutura oferecida aos estudantes, que inclui laboratórios de tratamento de minérios, tecnologia de rochas, pesquisa mineral, modelagem matemática e caracterização mineralógica.
As empresas mineradoras são responsáveis pela absorção da maioria dos profissionais do setor. No entanto, o engenheiro de minas pode trabalhar também em centros de pesquisa, empresas de consultoria, engenharia e prestação de serviços e em instituições de ensino. Com a informatização e automação de vários processos na indústria, uma área de atuação que cresce para esse profissional é o trabalho com softwares de mineração.
Engenharia de Minas
Bacharelado

Será que Engenharia de Minas é para mim?
Esse é o ramo da engenharia que se ocupa da pesquisa, da prospecção, da extração e do aproveitamento de recursos minerais. O engenheiro de minas atua na área de tecnologia mineral, desde a prospecção (busca de depósitos minerais), a lavra (extração do minério) até o beneficiamento (processamento, separação e concentração do material extraído) para adequálo às especificações produtivas. Além de localizar jazidas, ele analisa o tamanho das reservas e a qualidade do minério no local. Estuda as possibilidades técnicas e econômicas da exploração do depósito mineral. Caso esta seja viável, elabora e executa o projeto de extração, escolhendo os equipamentos adequados e determinando os recursos humanos e materiais necessários ao trabalho. Em geral, o engenheiro de minas atua em companhias mineradoras, mas pode trabalhar também em pedreiras,

Relacionados