VPN - VIRTUAL PRIVATE NETWORK

922 palavras 4 páginas
VPN - Virtual Private Network (Rede Particular Virtual)
Definição:

Uma Rede Particular Virtual (Virtual Private Network – VPN), como o próprio nome sugere, é uma forma de conectar dois computadores utilizando uma rede pública, como a Internet (a rede pública mais utilizada para este propósito). Para ajudar a entender melhor, pense em uma empresa que precisa interligar duas de suas filiais.
Existem algumas alternativas para solucionar o problema:
1- Comprar equipamentos wireless e conectar as filiais por meio de um link de rádio.
2- Conectar as duas por meio de um cabo de rede, o que pode ser totalmente inviável dependendo da distância entre estas.
3- Pagar uma linha privada (LP) para que as filiais possam se comunicar.
4- Utilizar uma VPN.

Estes são os quatro recursos mais utilizados por empresas, mas alguns deles podem se tornar financeira ou geograficamente inviáveis, como é o caso dos itens 1, 2 e 3. A melhor solução, na maioria dos casos, acaba sendo a VPN, pois seu custo é pequeno se comparado às outras opções.
Vamos levantar alguns tópicos importantes na elaboração de uma VPN

Segurança e privacidade
Como a Internet é uma rede pública, é preciso criar alguns mecanismos de segurança para que as informações trocadas entre os computadores de uma VPN não possam ser lidas por outras pessoas.
A proteção mais utilizada é a criptografia, pois essa garante que os dados transmitidos por um dos computadores da rede sejam os mesmo que as demais máquinas irão receber.
Depois de criptografados, os dados são então encapsulados e transmitidos pela Internet, utilizando o protocolo de tunelamento, até encontrar seu destino.

Falando em tunelamento...
Quando se fala em VPN’s, a palavra tunelamento se faz muito presente. O tunelamento consiste em criar um túnel (sugestivo, não?!) para que os dados possam ser enviados sem que outros usuários tenham acesso. A ideia é a mesma de um túnel rodoviário: uma entrada, uma saída e, quem está do lado de

Relacionados