Vozes

Páginas: 51 (12701 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Vozes
Soprano
Soprano é o nome do registro da voz (ou naipe) feminina mais aguda.
A voz de soprano normalmente recobre a extensão do Dó3 ao Lá4, em alguns casos mais raros até o Dó5 (os números correspondem às oitavas do piano). Em termos gerais, corresponde à faixa de emissão do tenor, no caso masculino, e é o mais alto, ou seja, o mais agudo dentre os registros femininos, distinguindo-sedesse modo das vozes de mezzo-soprano e de contralto.
Usualmente, apenas adultos do sexo feminino são capazes de emitir confortavelmente notas na altura correspondente à faixa de um soprano, pois as pregas vocais dos homens engrossam após a puberdade, produzindo vozes mais graves. Por meio de técnica especial que envolve o emprego do falsete, alguns cantores líricos ainda se especializam em papéisde soprano, e são, por isso, denominados sopranistas. As vozes infantis são, por vezes, denominadas sopraninos.
Tipos de soprano
Na ópera, existem diferentes classificações para sopranos, que levam em consideração não apenas a altura e a coloração da voz, mas também certas habilidades técnicas exigidas para desempenhar certos papéis. Nas escolas francesa e alemã, são classificadas de um jeitodiferente usando classificações especiais e classificando por categorias, que chega a abranger de dois a tres timbres diferentes. As classificações por timbres são:
Soprano ultra leggero
Soprano leggero
Soprano lírico-leggero
Soprano lírico
Soprano lírico-spinto
Soprano lírico-dramático
Soprano dramático
Soprano de carácter

Soprano ultra leggero

O Soprano ultra leggero é otimbre feminino mais agudo, com um registro raríssimo que alcança notas extremamente agudas. Diz-se que o timbre soa semelhante a uma flauta. É dificilmente encontrado e de escasso emprego pelo seu caráter excepcional. Sua tessitura usual é do Mi3 ao Ré5.
Soprano leggero

O Soprano leggero é o timbre feminino mais leve dos sopranos, cuja emissão se apóia principalmente na ressonância craniana enas cores claras do som. A voz em geral é doce, leve e de pouco volume, ideal para personagens jovens, alegres e/ou angelicais. A coloração da voz é semelhante à do ultraleggero, mas pode ter mais riqueza e uma coloração mais rica do que a destas. Quase sempre está associada aos papéis de coloratura. Sua tessitura usual é do Mi3 ao Lá5.
Soprano lírico-leggero
O Soprano lírico leggero é o timbreintermediário entre o Leggero e o Lírico, com uma menor igualdade de registros, um registro central mais rico e arredondado, mas, com menor corpo de som maior facilidade de emissão do registro agudo e menor aptidão ao legato expressivo. Alguns sopranos lírico-leggero podem amadurecer a voz e interpretar com sucesso papéis de sopranos líricos. Sua tessitura usual é do Dó3 ao Fá5.
Soprano líricoSoprano lírico Soprano lírico é o timbre típico do soprano: é sonoro, aveludado, redondo, com uma homogeneidade ao longo dos registros. Possui uma aptidão natural ao legato expressivo e rico em matizes e harmônicos. Sua maior riqueza de cores e tessitura mais centrada no registro médio ou central levam esse tipo de voz a ser muito utilizado em papéis de heroínas, como a famosa Mimi, de La Bohemè.Alguns sopranos líricos, possuindo um timbre mais escuro e maior extensão grave, podem passar a cantar, na fase madura de suas carreiras, papéis para soprano lírico-spinto, mas isso não ocorre com todas elas. Sua tessitura usual é do Dó3 ao Ré5.
Soprano lírico-spinto
O Soprano lírico-spinto é o timbre de soprano que possui o veludo e a doçura do lírico, mas sua voz é mais encorpada, mais densa, commaior pujança sonora. Possuem uma grande variedade de cores vocais, ideais para papéis líricos mais dramáticos e expressivos, como heroínas e mulheres sofridas. A voz do Lírico-spinto já possui mais peso e certa qualidade metálica na voz. Com o amadurecimento da voz, pode interpretar alguns papéis de soprano dramático. Sua tessitura usual é do Sib2 ao Dó5.
Registro agudo
É vigoroso, possante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vozes
  • Vozes do verbo
  • vozes verbais
  • Vendo Vozes
  • Vozes do verbo
  • Vozes Verbais
  • vozes verbais
  • vozes adormecidas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!