Vozes do verbo

Páginas: 6 (1335 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
AS VOZES DO VERBO
________________________________
Estudos Gramaticais
 
Voz do verbo é a forma que este assume para indicar que a ação verbal é praticada ou sofrida pelo sujeito. Três são as formas verbais: a ativa, a passiva, e a reflexiva.
A VOZ ATIVA – Um verbo está na voz ativa quando a flexão verbal nos indica que o sujeito é quem pratica a ação expressa pelo verbo, ou seja, ele éo agente da ação: Os jogadores ganharam o torneio.
• O sujeito da oração é representado por: Os jogadores (foram eles que ganharam o torneio). São, portanto, os "agentes da ação expressa pelo verbo". Se o sujeito é o agente da ação, a forma verbal [ganharam] está na voz "ativa".
• "O torneio" funciona como objeto do verbo e representa o "paciente da ação" na voz ativa.
• De modo prático, aestrutura básica de uma oração na voz ativa se compõe de: Um sujeito agente + verbo de ação + objeto paciente.
●   Um ladrão + roubou + seu carro. - O caçador + abateu + a ave.
●   As doenças afligem o homem.
●   As águas isolavam as aldeias.
●   O pai acompanhava a noiva.
A VOZ PASSIVA – Um verbo está na voz passiva quando a flexão verbal nos indica que o sujeito é quem sofre a ação expressa peloverbo: O torneio foi ganho pelos jogadores.
• Jogadores, agora, expressa a ação verbal na voz passiva, por isso denominado agente da passiva. É introduzido normalmente pela preposição [por], que pode vir combinadas com os artigos [o, os, a, as] nas contrações: pelo(s), pela(as).
• Apesar das diferenças formais entre as vozes ativas e passivas, as orações continuam transmitindo a ideia de ação:"jogadores" continua o agente.
• A nomenclatura gramatical considera duas estruturas possíveis para a voz passiva: a passiva analítica e a sintética ou pronominal.
1. A Passiva Analítica é formada normalmente pelo verbo auxiliar ser, estar, ficar, seguido do particípio do verbo principal:
●   O Homem é afligido pelas doenças.
●   A aldeia estava isolada pelas águas.
●   O jogador foiafastado pelo técnico.
●   A noiva vinha acompanhada pelo pai.
●   A gazela estava sendo devorada pelo leão.
=> A passiva analítica, de preferência com a omissão do agente da passiva, foi muito usada pela mídia, na ditadura militar, devido à censura. A mídia precisava informar sem ferir a imagem do governo: "Policia Militar espanca trabalhadores"; tornava-se: "Trabalhadores são espancados".
2. A PassivaSintética ou Pronominal é formada por um verbo ativo (t. direto ou direto e indireto) na 3ª. pessoa, seguido de pronome [se](apassivador): Vendem-se casas (Casas são vendidas = Ativa)
●   Organizou-se o campeonato.
●   Discutiram-se os programas.
NA REFLEXIVA a forma verbal indica que o ser representado pelo sujeito faz (agente) e recebe (paciente) a ação verbal. Em outras palavras, ele ao mesmotempo pratica e recebe a ação verbal: Carlos cortou-se com um canivete. A forma verbal cortou-se está na voz reflexiva, porque Carlos é, a um só tempo, agente e paciente, ou seja, ele praticou e recebeu a ação de cortar-se.
Na voz reflexiva, o verbo é sempre transitivo (direto ou direto e indireto) e tem como objeto um dos pronomes oblíquos átonos (pronomes reflexivos)me, te, se, nos, vos. Parasabermos se é reflexivo, basta acrescentar a mim mesmo, a ti mesmo, a si mesmo, a nós mesmos, a vós mesmos,respectivamente. O verbo reflexivo é conjugado com os pronomes reflexivos:
●   Considera-te (a ti mesmo = objeto direto) aprovado?
●   O garoto feriu-se (a si mesmo = objeto direto).
●   O preso suicidou-se.
●   O coração nunca mais se (obj. direto) libertava do seu poder (obj. indireto)Observações: os verbos dos exemplos não expressam, sozinhos, a reflexibilidade. Esta surge com a presença do pronome oblíquo átono da mesma pessoa do sujeito. O pronome substitui o ser que recebe a ação vinda do verbo.
Não se deve atribuir sentido reflexivo a verbos que designam sentimentos como: queixar-se, alegrar-se, arrepender-se, zangar-se, indignar-se e outros. A prova de que não são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vozes do verbo
  • vozes do verbo
  • vozes do verbo
  • Vozes do Verbo
  • Vozes dos verbos
  • vozes do verbo
  • Regência verbal e vozes do verbo
  • Verbo e Vozes Verbais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!