Voz - ririte alérgica

1376 palavras 6 páginas
Introdução!!!

Casos de disfonias infantis, quanto mais cedo forem diagnosticados e tratados, mais facilmente poderão ser revertidos. O pediatra e o profissional que estão em contato mais direto com a criança e, por isso, e importante que esteja capacitado para identificar esses casos. Se as crianças forem encaminhadas para avaliação fonoaudiologica, quando identificados os primeiros sintomas, mais rapidamente esses problemas poderão ser solucionados.

Conhecimento dos distúrbios vocais infantis pelos pediatras

O desenvolvimento da laringe e da voz ocorre de maneira intensa e continua desde o nascimento do bebe. As transformações sofridas pelo aparelho fonador ao longo dos anos ficam claras a medida que o resultado vocal produzido sofre modificações facilmente perceptíveis aos ouvidos. Conhecer e identificar a produção vocal esperada nas varias etapas da vida permite a melhor compreensão da qualidade vocal esperada, embasando a ação terapeutica1. A laringe e a voz modificam-se gradativamente, acompanhando o desenvolvimento infantil, podendo sofrer alterações congênitas e/ou adquiridas.
Os fatores de risco podem variar com o tipo de etiologia, sendo o abuso e o mau uso vocal as causas mais frequêntes. Por isso, e importante um diagnostico precoce e aprofundado dos casos de disfonia. Uma boa voz caracteriza-se por apresentar qualidade agradável, equilíbrio de ressonância, intensidade adequada, tom e inflexões apropriadas a idade e ao sexo. Uma disfonia representa uma dificuldade na emissão vocal que impede a produção natural da voz. Tal dificuldade pode apresentar-se de varias maneiras, em idades e momentos distintos, bem como, com diferentes características. A disfonia pode ser conceituada como um distúrbio da comunicação oral, no qual a voz não consegue cumprir seu papel básico de transmissão da mensagem verbal e emocional do individuo1.
A rouquidão, tipo mais comum de disfonia infantil, acomete 6 a 23% das crianças. Apesar

Relacionados