Voto

Páginas: 4 (799 palavras) Publicado: 21 de abril de 2013
Psicologia da Educação: O papel desempenhado pelas fases: Oral, anal e fálica no desenvolvimento humano.


Fase Oral
Quando o bebe nasce, começa um novo período em sua vida, várias coisasacontecendo a seu redor, várias relações sociais sendo construídas pelos seus pais e familiares, assim se constrói a vida do recém-nascido.
A partir do nascimento, a estrutura mais desenvolvida da criançaé a boca, pela qual, é onde ela fará em suas expressões e voz o que ela precisa, conhecendo assim o mundo a partir dai. Exemplo disso é o seio da mãe, que é o local onde o bebê permite reconhecer o seuprimeiro objeto, construindo assim, gradativamente o amor que o seio oferece.
A modalidade incorporativa
A incorporação é um caso particular do mecanismo de introjeção. Na etapa inicial dacriança, o seio da mãe representa que parte dela está dentro de si, fazendo com que iniciasse um laço de mãe e filho, não só o laço familiar, mas sim tudo o que a criança pega, automaticamente ele coloca naboca e assim é que a criança vai conhecendo o mundo.
“A incorporação é a etapa concreta da introjeção e a organização primitiva da identificação. Quanto mais regredido, menos simbolizado e maisconcreto o processo”.
As etapas orais
Segundo Freud, as crianças nascem estabelecendo reflexos em seu conjunto como: reflexos alimentares, posturais e defensivos, todos com a finalidade de satisfazersuas necessidades e assim se manter vivo, construindo bases de desenvolvimento que lhe ajudarão no futuro. A construção do amor, por exemplo, esta relacionada quando a criança se dirige ao seio da mãe,posteriormente o reconhecimento do pai e mãe e por fim futura constituição de afetividade, podendo chamar assim de desenvolvimento de relações objetais.
K. Abrahan propõe duas etapas dedesenvolvimento: Etapa oral de sucção, que visa à apreensão em si do mundo. Nesta etapa a criança acredita que o mundo de fantasias que ela vive seja uma realidade. Na segunda etapa, que surge com a eclosão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • voto
  • voto
  • e-voto
  • VOTO
  • Voto
  • voto
  • voto
  • voto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!