Voto De Cabresto

Páginas: 12 (2953 palavras) Publicado: 9 de março de 2015
Colégio Santa Afra
Lucas Galdino Rocha









Voto de Cabresto
8°ano














20/10/14
Lucas Galdino Rocha












Voto de Cabresto
Nota:












20/10/14
Introdução

O Voto de Cabresto, podemos dizer que seu surgimento foi facilmente visibilizado na época em que existia no Brasil o Coronelismo, mais precisamente no período Republicano (ou República Velha), em meados do séculoXIX e XX. Essa época passava a valer a forma de auto controle dos coronéis sobre seus servos e sobre a própria população. Seus poderes eram dominadores tanto no lado profissional quanto no lado social.
Nessa mesma época (Coronelismo), foi criada a Guarda Nacional, mais precisamente em abril de 1831, através dos domínios de Dom Pedro I. A essência da Guarda Nacional, era para eleição dos postosmilitares, que ao invés de serem feitos através de voto livres, eram vendidos. Como quem possuía mais recurso financeiro para tal aquisição eram os proprietários de terras, eles eram os únicos que compravam esses títulos de Coronéis, major, tenente, capitão e no máximo do poder, estava o Coronel da Guarda Nacional.
O objetivo do trabalho é aprimorar o conhecimento sobre o voto de cabresto, quenada mais é que um tradicional sistema que exerce a função de controlar o poder político através do abuso sobre a autoridade, utilizando a compra de votos ou com a utilização da máquina pública. Também será feito um breve relato sobre a iniciação da política e do voto no Brasil, bem como seus conceitos e demais assuntos relacionados ao tema.














O Surgimento do Coronelismo e do Voto deCabresto

Na época do período republicano, vigorava no Brasil uma forma de política bastante forte e que possuía controle sobre toda a população. Não existia classe mais ou menos favorecida, pois o domínio era forma que ninguém, exceto os ricos fazendeiros, detinha o direito de exercer o poder.
Quem oferecia mais dinheiro, era o “eleito” para qualquer um dos postos de comando vislumbrado. Essespostos, variavam entre: tenente, capitão, major, tenente-coronel, e o posto de maior escala, o coronel da Guarda Nacional.
As próprias reuniões para tomadas de decisões importante para o governo, aconteciam na grande maioria e diretamente na zona rural. Não pela importância dos trabalhadores, mais porque, era nesses locais que os maiores e mais importantes donos de terras moravam. O coronel, era omembro que tinha mais poder nas reuniões, e suas idéias, vontades e principalmente sua autoridade, ninguém tirava e nem tampouco questionava. Tudo era aceito sem nenhum questionamento.
Como eles tinham muitos funcionários, ficava fácil levantar os votos necessários para qualquer posto que eles tinham interesse em conquistar. Seus funcionários, na grande maioria, não podiam frequentar escolas, paraque seus interesses não fossem prejudicados pelo entendimento por parte dos funcionários.

Características do Coronelismo

Como toda idealização de programas de governo, deve antes haver um “passado exposto” sobre o assunto pretendido. Portanto, para poder ser melhor compreendido, voto de cabresto surgiu como uma das características do Coronelismo, a saber:

Voto de Cabresto:
Os votos eramcomprados pelos coronéis pois a forma de eleição era muito frágil e ficava fácil de manipular a escolha do candidato. Os locais que eram controlados pelos coronéis, eram chamadas de currais eleitorais.

Fraude Eleitoral:
- Eram processos que possibilitavam as fraudes com os votos para que fosse eleito o candidato escolhido. As mais comuns eram os votos fantasma (documentos de pessoas que nãoexistiam) para uma pessoa votar várias vezes; e o desaparecimento de urnas (para diminuir a contagem de votos).
A fraude eleitoral é um tipo de uma intervenção deliberada cuja seu propósito é intervir numa eleição, anular e modificar todos os resultados reais, ou favorecendo ou prejudicando a candidatura, ou coligação ou partido. Outro jeito de fraude ou crime pode ser por meio da compra de votos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Voto de Cabresto
  • voto de cabresto
  • O voto de cabresto
  • Charge o voto de cabresto
  • Coronelismo e voto de cabresto
  • O que era “O voto do cabresto”, como isso se relaciona na política no Brasil.
  • As permanências do coronelismo e do voto de cabresto na política de cacimbas-pb
  • no cabresto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!