VOLUMETRIA

Páginas: 8 (1981 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIENCIAS QUIMICAS E MATEMÁTICAS






PRÁTICA 6: VOLUMETRIA





André Luis da Silva










Florianópolis, 13 de junho de 2013.








1.INTRODUÇÃO

Tanto na área científica como tecnológica (na indústria), frequentemente é necessário determinar a composição e a concentração de um determinado sistema.Na análise Volumétrica, o reagente de concentração conhecida é o titulante e a substância de concentração desconhecida é o titulado. Assim o processo de se juntar a solução padrão até que a reação esteja completa é a titulação.
A volumetria pode existir de várias formas, ela é classificada de acordo com o tipo de reagente utilizado:

Volumetria por neutralização (reação ácido base)
Aanálise, neste caso, ocorre entre um ácido e uma base. Exemplo: essa análise é usada para:
Determinação da concentração de NaOH (hidróxido de sódio) através de uma solução padrão de H2SO4(ácido sulfúrico).
A Bureta é o equipamento necessário para a Volumetria de Neutralização, veja foto abaixo:



Montagem dos equipamentos: o erlemeyer (posicionado embaixo dabureta) contém a solução de concentração desconhecida, que é a base hidróxido de sódio. A adição do ácido sulfúrico (solução de concentração conhecida) será feita através da bureta e irá determinar a concentração alcalina do meio.
Durante a determinação de volume é preciso ficar atento ao fechamento da saída do reagente e ao menisco.
No momento da viragem (identificada pela mudançana cor da solução problema) é preciso fechar a saída da bureta (torneirinha). Visualizar o momento da viragem só é possível se no início do processo adicionarmos gotas de fenolftaleína (indicador ácido base).

Volumetria de oxirredução

Uma volumetria de oxidação-redução baseia-se em reações em que há transferênciatotal ou parcial de eletrons entreas espécies oxidante e redutora. Oxidante é toda a espécie capaz de captar eletrões e redutor toda a espécie capaz de os ceder.
Uma partícula oxidante pode ser titulada por uma partícula redutora ou vice- versa. O ponto de equivalência destas titulações é alcançado quando o oxidanete e o redutor estiverem nas proporções estequiométricas.De forma a satisfazer este requisito, as tendências, tanto do redutor para a cedência de eletróns como do oxidante para os aceitar, devem ser suficientemente elevadas e traduzem-se, quantitativamente, pelo designado potencial-padrão (E0).
Quanto maior for o potencial-padrão de um par conjugado óxido-redutor, maior será a tendência para o oxidante aceitareletrões; quanto mais baixo for o potencial-padrão de um par conjugado óxido-redutor, maior tendência apresenta oredutor para ceder eletróns.As titulações de oxidação-redução requerem, normalmente, um indicador que adquira cores substancialmente distintas na forma oxidada e na forma reduzida. No ponto de equivalência ou na sua vizinhança, ocorre uma mudança distinta nacor do indicador, de tal maneira que o ponto final é perfeitamente identificado.

Para as titulações de oxidação-redução é bastanterestrita a gama de indicadores. Em algumas situações, dispensa-se o uso de indicador, já que um dos reagentes apresenta uma mudança de cor suficientemente marcada no ponto de equivalência. A estas titulações dá-se o nome de auto-indicadas e o reagente é designado por indicador interno.

Volumetria por precipitação

Este tipo de volumetria baseia- se na medição do volume do reagente, deconcentração conhecida, necessário paraprecipitar completamente o componente que se deseja determinar.

As reações devem obedecer às seguintes condições: o precipitado formado deve ser
praticamente insolúvel; a formaçãodo precipitado dever ser suficientemente rápida para que não se verifique o fenómeno da sobressaturação; o ponto de equivalência da reação deve ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Volumetria
  • volumetria
  • Volumetria
  • volumetria
  • Volumetria
  • volumetria
  • volumetria
  • Volumetria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!