Volumetria de neutralização

Páginas: 11 (2601 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
PREPARO DE SOLUÇÕES E VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO


1. INTRODUÇÃO

Titulação é uma técnica comum de laboratório em análise química quantitativa, que se fundamenta na medição do volume necessário de solução de um reagente  de natureza e concentração conhecida para efetuar determinada reação, de estequiometria conhecida, recebendo o nome de titulante, que é, em geral, umasolução padronizada a partir de um padrão primário.
Esse procedimento é realizado, pois é importante que haja alguma técnica confiável e que exija poucos recursos para que se possa avaliar a concentração real do reagente.
A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito, e a solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado (SKOOG, 2006).
Um indicador éutilizado de acordo com o tipo da reação química, para indicar quando a reação atinge o ponto de equivalência, momento em que o titulado reagiu completamente com o titulante, ocorrendo mudança de cor da solução (SKOOG, 2006).
A volumetria de neutralização é um método de análise baseado nas reações entre íons H3O(aq)+ e OH(aq)-, cuja extensão é governada pelo produto iônico da agua:H3O(aq)++OH(aq)-⇄ 2H2O(l)

2. MATERIAIS E REAGENTES

Materiais | Reagentes |
2 Balões volumétricos de 250 mL3 Béqueres de 100 mL3 Béqueres de 50 mL1 Bureta de 50 mL1 Dessecador1 Espátula2 Erlenmeyer de 250 mL1 Pêra1 pHmetro1 Pipeta graduada de 5 mL1 Pipeta volumétrica de 10 mL1 Pipeta volumétrica de 25 mL1 Pissete1 Vidro de relógio | Biftalato de Potássio P.A.HCl P.A.Indicador defenolftaleínaNaOH P.A. |

3. EXPERIMENTAL

1. Preparo de solução de NaOH(aq) 0,1 mol L-1:

Calcular a massa de NaOH(s) necessária para preparar 250 mL de uma solução de NaOH(aq) 0,1 mol L-1, pesando o mais breve possível, para diminuir a absorção de impurezas, especialmente água, sem encostar no béquer para não depositar gordura. Dissolva o conteúdo em água deionizada, transferindoa solução para um balão volumétrico de 250 mL com auxílio de um pissete, completando o volume com água deionizada até o traço de aferição.

2. Preparo de solução HCl(aq) 0,1 mol L-1:

Calcular o volume aproximado de HCl(conc) 37% que deve ser diluído em 250 mL de água deionizada para obter uma solução de HCl(aq) 0,1 mol L-1. Prepare a solução em capela, com uma pipeta previamente limpa eambientalizada, lembrando-se de colocar primeiro água deionizada no balão, e depois completar com água deionizada até o traço de aferição para finalizar a dissolução.

3. Curva de titulação de neutralização do HCl(aq) com NaOH(aq):

As curvas de titulação ácido-base são gráficos de pH da solução em função do volume do titulante.
Ambientalizar um Erlenmeyer de 250 mL com solução deHCl(aq) 0,1 mol L-1, após ambientalizar, transferir 25 mL da solução de HCl(aq) 0,1 mol L-1 com o auxílio de uma pipeta volumétrica limpa e ambientalizada para um Erlenmeyer de 250 mL.
Ambientar a bureta com a solução de NaOH(aq) 0,1 mol L-1 e completá-la com a mesma solução. Verificar se não há bolhas de ar e acertar o menisco. Iniciar a titulação com a adição de incrementos de 2,5 mL da solução deNaOH(aq) 0,1 mol L-1 até adição de 20 mL. Posteriormente, adicione incrementos de 1 mL até completar 30 mL de NaOH(aq). E finalmente, continue adicionando incrementos de 2,5 mL de NaOH(aq) até 40 mL. A cada volume de titulante adicionado, homogeneizar o conteúdo do béquer e medir o seu respectivo pH através do Phmetro. Através dos dados obtidos, construir a curva de titulação de bases fortes comácidos fortes.

4. Padronização da Solução de NaOH(aq) 0,1 mol L-1:

Secar Biftalato de Potássio (padrão primário) em estufa a 110-120°C durante duas horas, transferindo-o para um dessecador e deixando-o resfriar por aproximadamente 2 horas. Calcular a massa de Biftalato de Potássio (massa molar: 204,22 g mol-1) necessária para reagir com 20 mL de solução NaOH(aq) 0,1 mol L-1:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Volumetria de neutralização
  • Volumetria de neutralização
  • volumetria de neutralizaçao
  • volumetria de neutralizacao
  • Volumetria de neutralização
  • Volumetria de Neutralização
  • Volumetria de neutralização
  • Volumetria e neutralização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!