volumetria de neutralização

Páginas: 7 (1563 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013



QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA
















VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO:
Teor de Ácido Acético no Vinagre



















Londrina
2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2
MATERIAIS E REAGENTES 3
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 3
Preparo e Padronização das Soluções 3
RESULTADOS: Teor de ácido acético no vinagre 4
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 6INTRODUÇÃO
A titulação é o processo no qual se mede quantitativamente a capacidade de uma substância se combinar com outra. A titulação consiste em adicionar controladamente, por intermédio de uma bureta, uma solução (titulante) sobre outra solução (titulado) que normalmente está em um erlenmeyer até que a reação se complete. Uma dassoluções tem que ter a concentração conhecida e a concentração da outra solução é determinado por comparação (BACCAN, 2011).
As titulações de neutralização são largamente empregadas para determinar as quantidades de ácidos e bases. Estas dependem da reação química entre o analito e um reagente padrão. O ponto de equivalência química é localizado por um indicador químico ou um método instrumental(SKOOG et al., 2006).
Como já referido anteriormente, um das soluções deve ter a concentração conhecida e, nesse sentido, faz-se necessário uma análise prévia dos reagentes utilizados. Na titulação de interesse do presente relatório, o reagente utilizado para determinação do teor de ácido acético no vinagre, por meio de uma reação de neutralização, é o hidróxido de sódio.
O hidróxido de sódioé um padrão secundário, pois o mesmo é higroscópico, o que afeta a precisão de sua pesagem, além disso, ele absorve dióxido de carbono formando carbonato de sódio. Tais características do NaOH levam a alteração na concentração da solução do mesmo. Por esta razão é necessário preparar uma solução de NaOH próxima daquela desejada e determinar a sua concentração real através de titulação contra padrãoprimário (MATTOS, 2012).
Segundo Baccan (2011) os reagentes utilizados como padrão primário devem atender as seguintes condições: ser 100% puro, embora 0,01 a 0,02% de impurezas seja tolerável, se exatamente conhecidas; ser estável ao ar, isto é, não ser higroscópico (não absorver umidade), nem eflorescente (não perder água de hidratação), não absorver oxigênio, nem gás carbônico; ser estável àstemperaturas de secagem (os padrões primários devem ser sempre secados antes da pesagem exceto quando o padrão é um hidratado); ter boa solubilidade no meio da titulação; e ter peso equivalente elevado de modo que o erro relativo associado à pesagem seja minimizado. Dentre os reagentes classificados como padrão primário encontra-se o Biftalato de Potássio, utilizado, neste caso, na padronizaçãodo hidróxido de sódio.
Diante do exposto, o presente relatório busca apresentar e discutir os procedimentos necessários para realização da verificação do teor de ácido acético em uma amostra de vinagre comercial.

MATERIAS E REAGENTES
Biftalato de Potássio [C6H4(COOH)(COOK)]; Hidróxido de Sódio (NaOH); Solução indicadora de fenolftaleína; Erlenmeyer 125mL; Bureta 25mL; Béquer; Suporte Universalcom Garra; Vinagre Comercial; Água destilada.

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS: Preparo e padronização das soluções
Solução 1: Preparo da solução de biftalato de potássio (Padrão Primário)
O Hidróxido de Sódio, como já referido anteriormente, caracteriza-se como padrão secundário e, sendo assim, a padronização a partir de um padrão primário se faz necessária, nesse caso utilizou-se uma solução debiftalato de potássio.
Em uma balança analítica pesou-se a massa necessária para preparar 100mL de uma solução de biftalato de potássio 0,1mol.L-1.
1mol de biftalato de K – 204g
0,1mol.L-1 – xg

x = 0,1.204
x = 20,4g.L-1

A fim de preparar 100mL da solução, a massa necessária é:
20,4g – 1L
xg – 0,1L

x = 2,04g de biftalato de potássio

Em seguida a massa pesada, 2,0405g, foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Volumetria de neutralização
  • Volumetria de neutralização
  • volumetria de neutralizaçao
  • volumetria de neutralizacao
  • Volumetria de neutralização
  • Volumetria de Neutralização
  • Volumetria de neutralização
  • Volumetria e neutralização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!