Volume2 CADERNODOALUNO GEOGRAFIA_Ensino Fundamental 8aserie Gabarito

2463 palavras 10 páginas
GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 8a série/9º ano – Volume 2

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS UNIVERSAIS DO HOMEM

Para começo de conversa
Página 3

Sugerimos que você anote na lousa a lista dos direitos humanos considerados fundamentais pelos alunos. Saúde, educação, moradia e alimentação provavelmente constarão na lista, mas é importante que eles sejam estimulados a pensar também em direitos essenciais no contexto atual, como o direito à informação e ao ambiente saudável. O debate proposto visa propiciar uma reflexão sobre os valores fundamentais da dignidade humana, que parecem perdidos em meio ao cotidiano violento de grande parte dos jovens brasileiros.

Páginas 3 - 8

1. Resposta aberta. Espera-se que os alunos selecionem imagens sobre violência, fome, falta de moradia e de trabalho etc. É possível também que os alunos escolham imagens de conflitos armados; nesse caso, é importante destacar que, quando ocorrem esses conflitos, é muito comum que os direitos humanos sejam desrespeitados. 2. Infelizmente, não faltam exemplos de desrespeito aos direitos humanos em todas as formas de mídia. Cabe a você, portanto, avaliar se as imagens selecionadas ilustram o debate realizado em classe e contemplam temas tais como insalubridade ambiental, trabalho infantil, moradias precárias etc. Também é importante atentar para a forma como os alunos categorizam, descrevem e explicam as imagens que selecionaram.
Sugerimos que haja um debate para exposição das reflexões individuais sobre as ações necessárias para que os direitos humanos sejam garantidos a todos, envolvendo o conjunto da classe.
1

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 8a série/9º ano – Volume 2

Páginas 9 - 11

1. Essa declaração foi instituída poucos anos após o término da II Guerra Mundial
(1939-1945), portanto, quando o mundo ainda sofria os impactos da enorme devastação provocada pelo conflito. A declaração sintetiza os esforços de

Relacionados