Volume002 Num001 Artigo005

6410 palavras 26 páginas
Educação popular no Brasil: possibilidades de uma história comparada Marcos César de Oliveira Pinheiro
Resumo

Neste texto faz-se uma exposição sucinta das vantagens de repensar a história da educação popular no Brasil através do método comparativo. Apresenta alguns princípios a serem considerados na elaboração de um estudo comparado, permitindo a superação de uma imagem bastante preconceituosa em relação aos movimentos de educação popular e à emergência de experiências até então silenciadas.

Palavras-chave: educação popular; método comparativo; alteridade.

Abstract

This text is an attempt to briefly expose the advantages of rethinking the history of popular education in Brazil through the comparative method. Presenting some principles to be considerated in the construction of a comparative study, permiting the exceed of a very preconceived action in relation to the popular educational moviments and the emergency of suppressed experiences.

Key words: popular education; comparative method; alterity.

Nos últimos anos, além da institucionalização de suas práticas, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem se constituindo como campo de pesquisa e reflexão pedagógica, despertando o interesse de pesquisadores na área das ciências humanas e das organizações não-governamentais. Trata-se de um campo repleto de complexidades e altamente politizado, que carrega consigo o rico legado da Educação Popular. 1 A EJA reúne muitas histórias, cada

Mestre em História Comparada pela UFRJ e professor de História da rede municipal de ensino público de Rio das Ostras (RJ).

1

uma com suas peculiaridades, nas quais o esforço de levar adiante um projeto de inclusão do povo como sujeito de direitos é uma constante.
Malgrado as deficiências das tentativas empreendidas por diversos atores sociais que historicamente promoveram a educação de jovens e adultos populares, não se pode menosprezar sua importância. Os movimentos de educação popular sempre estiveram
irremediavelmente

Relacionados