Voleiboy

617 palavras 3 páginas
RESUMO DAS REGRAS DO VOLEIBOL

ALTURA DA REDE
A rede é colocada verticalmente sobre a linha central. Sua parte superior é ajustada a 2,43 metros do solo para os homens e 2,24 metros para as mulheres.

COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES
Para uma partida, a equipe pode ser composta por até 12 jogadores além de:
• Comissão Técnica: um técnico e até dois assistentes técnicos;
• Corpo médico: um fisioterapeuta e um médico.
Somente aqueles relacionados na súmula do jogo podem entrar na área de competição e na área de controle, assim como participar do aquecimento oficial e da partida. Um dos jogadores, exceto o Líbero, é o capitão da equipe e será indicado na súmula do jogo.

UNIFORMES E DEMAIS EQUIPAMENTOS
O equipamento individual dos jogadores será composto de camiseta, calção, meias (o uniforme) e calçado esportivo.
A cor e o design das camisetas, calções e meias devem ser iguais para os jogadores (exceto para o Líbero). Os uniformes devem estar limpos.
O calçado deve ser leve e flexível, com sola de borracha ou composto de borracha, desprovido de salto.
As camisetas dos jogadores serão numeradas de 1 a 20.(antes era de 1 a 18)

PARA VENCER UM SET
Vencerá um set, exceto o 5º set, por seu caráter decisivo, a equipe que primeiro alcançar a marca de 25 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos. Em caso de empate em 24 x 24, o jogo continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25;etc).

PARA VENCER A PARTIDA
Vencerá a partida a equipe que vencer três sets ;
No caso de um empate em sets por 2x2, o 5º set, de caráter decisivo, será jogado até que uma das equipes alcance a marca de 15 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos.

O JOGADOR LÍBERO
Cada equipe tem o direito a designar, dentre os jogadores constantes na súmula, até dois jogadores especialistas em defesa: os Líberos.
O Líbero poderá efetuar a troca com qualquer jogador que ocupe uma posição da linha de trás. Ele/ela tem atuação restrita às posições da

Relacionados