VoIP

Páginas: 2 (488 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2015
VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet, em inglês) é um sistema teleológico que utiliza uma conexão IP (em inglês quer dizer "protocolo de internet" - um número que identifica qualquer dispositivoque esteja conectado a uma rede) para transmissão de voz.
Este sistema consiste na utilização da internet, para realização de ligações telefônicas para qualquer lugar do mundo, com um custo muitomenor. Para isso, é necessária a instalação de um equipamento que transforma sinais telefônicos em dados via Internet; este aparelho, conhecido como ATA (Analog Telephone Adapter ou, adaptador paratelefone analógico ? que converte os sinais analógicos do telefone em digitais); ou softwares que, através de um microcomputador, fazem o mesmo que um ATA.
Existente há mais de uma década, só agora o VoIPpossui qualidade suficiente para ser utilizado comercialmente, e transmitindo voz de duas formas: diretamente, de uma conexão de internet a outra; ou indiretamente, onde a transmissão se dá através deum servidor (nesta última, cita-se como exemplos o Skype, o Buddytalk, o Glophone e o PC-Telephone).
Como super sistema do VoIP temos a Comunicação de Dados e como sistemas paralelos a ele, temos otelefônico convencional, as transmissões de TV, a Internet, etc (ver figura 1).


Figura 1 - Hierarquia Sistêmica

Os objetos (ou sub-sistemas) do Sistema VoIP (o computador, o ATA, a conexão deInternet, o usuário, etc) são interdependentes e diretamente relacionados. Como exemplo de funcionamento (ou inter-relação dos sub-sistemas) do VoIP, descreveremos passo a passo uma ligação (ver figura 2):uma pessoa (A), de um aparelho telefônico conectado a um computador (ou um ATA) que possui uma conexão IP, disca o número do telefone de outra pessoa (B); a partir disto a voz é convertida em pacotesdigitais de dados que são enviados por A até B. Tais pacotes de dados percorrem o maior caminho possível via rede Internet, mesclando com trechos da rede telefônica convencional (quanto menos for...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • voip
  • VoIP
  • Voip
  • Voip
  • Voip
  • Voip
  • Voip
  • VoIP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!