VoIP

Páginas: 15 (3586 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
RESUMO


A tecnologia tem sofrido constantes mudanças, principalmente nos últimos dez anos. Possibilitando a criação de vários serviços que tem empurrado a sociedade para um crescimento nunca visto antes. Em especial a telecomunicação que desde a invenção do primeiro telefone, tem ganhado destaque no cenário mundial de maneira impressionante, cada vez mais consolidado como um dos maioresresponsáveis pela interligação continua de cada ponto, continente a continente.
Através dessa revolução tecnológica surgiu o Voip, ou seja, Voz sobre IP. O uso de voz através do protocolo de internet baseada em transmissão de pacotes de dados utilizando a rede mundial de computadores, para interligar várias pessoas no mundo inteiro, proporcionando uma maior economia e flexibilidade quando se fala emserviços de telefonia.
As dificuldades ainda são grandes para que a tecnologia Voip seja totalmente consolidada mundialmente, já que a boa qualidade na transmissão dos dados está altamente relacionada com a qualidade da internet. Porém, já podemos perceber que muitos países têm investido em serviços banda larga de boa qualidade principalmente em países emergentes como o Brasil, Índia, China eoutros. Pois, notaram que barreiras comerciais poderiam ser rompidas mais facilmente e acima de tudo com um custo bem reduzido em relação à telefonia convencional, já que a tecnologia Voip permite que o usuário desfrute de seus benefícios sem que ele esteja em um ponto fixo, podendo estar em qualquer parte do planeta.

Palavras-chave: VoIP, Telecomunicação, Banda Larga, Economia e Flexibilidade.LISTA DE FIGURAS

Figura 01: Crescimento de Internautas no Brasil 9
Figura 02: Processo de conversão do sinal de voz 11
Figura 03: Modelo de Chamada Computador-a-Computador 12
Figura 10: Arquitetura de uso do Adaptador ATA tipo Ethernet 16
Figura 11: Modelo de um Telefone IP 16
Figura 14: Uso do Skype no celular 22SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO 7
2.0 VOZ SOBRE IP 8
2.1 Internet 8
2.1.1 Internet no Brasil 9
2.2 Telefonia Convencional 10
2.3 Conceito voip 11
2.4 tipos de chamadas usando o voip 11
2.4.1 Chamadas Computador-a-Computador 11
2.4.2 Chamadas Telefone-a-Telefone 12
2.4.3 Chamadas de Computador-a-Telefone 13
2.4.4 Adaptador ATA 14
2.4.5 Adaptador ATA tipo USB 152.4.6 Adaptador tipo Ethernet 15
2.4.7 Telefone IP 16
3.0 PROTOCOLOS 17
3.1 PROTOCOLO SIP 17
3.2 PROTOCOLO H.323 18
3.3 RTP – PROTOCOLO DE TEMPO REAL 19
3.4 RTCP – PROTOCOLO DE CONTROLE DE TRANSPORTE DE TEMPO REAL
4.0 VOIP E A TECNOLOGIA MÓVEL 21
4.1 APLICATIVOS VOIP PARA SMARTPHONES 21
4.1.1 Skype Mobile – (Smartphone 2.2) 21
4.1.2 Mino 22
5.0 FUTURO DA TECNOLOGIA VOIP 23


1.0INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo esclarecer sobre um dos maiores avanços tecnológicos relacionados à comunicação, sem dúvidas existem vários questionamentos, se vale a pena investir ou não, numa tecnologia que está presente cada vez mais no dia-a-dia não só de grandes empresas como também em muitas residências espalhadas pelo mundo.
A invenção do telefone foi sem dúvida uma dasmaiores conquistas do homem. Desde a primeira ligação feita por Graham Bell, de um aparelho interligado a outro através de um fio, a telefonia não parou de evoluir, e hoje vive um grande momento de revolução, impulsionada pelo VoIP, uma tecnologia que parece ser novidade, mas a realidade é que já existe a algum tempo em disputa com a telefonia convencional, que logo no início dava a entender que eramais um jogo de competições entre duas formas de comunicação, porém ao passar um período foi notado que uma tecnologia poderia incorporar a outra, aumentando o poder da comunicação beneficiando a todos de um modo geral.
Nos capítulos que seguem serão apresentados: o conceito, história do primeiro telefone - serviço que hoje é chamado de telefonia convencional - no qual está baseada a criação e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • voip
  • VoIP
  • Voip
  • VoIP
  • Voip
  • Voip
  • Voip
  • Voip

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!