Vocabulário da aequitetura

1186 palavras 5 páginas
Vocabulário de Arquitetura
1- Água de telhado: Cada uma das superfícies inclinadas da cobertura, que principia no espigão horizontal (cumeeira) e segue até a beirada.
2- Anteprojeto: Rascunho ou conhecimento prévio acerca de um tema que, depois de analisado ou modificado, codifica-se a base do projeto final de uma obra.

3- Bacia sanitária: Objeto costumeiramente usado para satisfazer as necessidades fisiológicas do ser humano (urinar e evacuar).
4- Bandeira: Caixilho fixo ou móvel, situado na parte superior de portas e janelas. Pode ser fixo ou móvel, favorecendo a iluminação e a ventilação dos ambientes.
5- Beiral: Prolongamento do telhado para além da parede externa, protegendo-a da ação das chuvas.

6- Brise: quebra-sol produzido com peças de madeira, concreto, plástico ou metal, disposto vertical ou horizontalmente diante das fachadas ou muros para atenuar ou impedir a ação direta do sol, sem perder a ventilação.
7- Caibro: Peça de madeira, geralmente de seção próxima ao quadrado, que junto com outras sustenta as ripas de telhados ou de assoalhos (Brasil) e soalhos (PT). Nos telhados, o caibro assenta nas cumeeiras, nas terças e nos frechais. No piso, apoia-se nos barrotes.

8- Calha: Canal. Duto de alumínio, ferro galvanizado, cobre, PVC , latão , fibrocimento ou concreto que recebe as águas das chuvas e as leva aos condutores verticais.
9- Carimbo:
10- Coberta / Telhado: Cobertura de edificação, inclinada, revestida com telhas.
11- Cobogó: Parede de betão, elementos de argila ou elementos de vidro com orifícios geralmente desenhados de forma artística, que permite a ventilação e passagem de luz para um compartimento de uma habitação ou delimitação de um espaço.
12- Contraverga: Viga de concreto usada sob a janela para evitar a fissuração da parede.
13- Corrimão: Apoio para a mão colocado ao longo das escadas.
14- Corte: Desenho que apresenta uma construção sem as paredes externas, deixando à mostra uma série de detalhes

Relacionados