Vocabulário báico de genética

1646 palavras 7 páginas
Vocabulário básico da genética

Alelos: genes que estão no mesmo locus gênico em cromossomos homólogos.
Alelo Dominante: Aquele que pode se manifestar tanto em dose dupla como simples.
Alelo recessivo: só se expressa em dose dupla. Geralmente os alelos são representados pela letra que corresponde a inicial do fenótipo recessivo. Exemplo: Cor do olho Dominante é preto = AA ou Aa; Cor do olho Recessivo é azul= aa.
Autossomo: As células humanas contêm 46 cromossomos. Há 22 pares de autossomos, que são herdados dos dois genitores e contém essencialmente os mesmos genes. Os outros dois cromossomos (44 + 2 = 46), ditos sexuais, são o cromossomo X e o cromossomo Y. Ver cromossomo.
Base: ver Nucleotídeo.
Bloco Haplotípico: região do cromossomo onde há vários genes, mas não há recombinação, ou seja, troca de genes na meiose. Um bloco haplotípioc é herdado inalterado por muitas gerações até que ocorra uma mutação.
Camada Estratigráfica: uma camada geológica.
Carga Genética: a diminuição do valor adaptativo médio de uma população devido à presença de genótipos que têm uma valor adaptativo menor que o máximo da população. Em outras palavras, a carga genética é uma medida de quanto custa (em termos de perda de alelos) a existência de seleção em uma população.
Cromossomos: é uma sequencia de DNA. Os cromossomos existem em pares nas células não reprodutoras (somáticas).
Cromossomos homólogos: aqueles que formam um par e são ligados as mesmas características genéticas.
Cromossomo Y: A espécie humana possui dois cromossomos sexuais, chamados de X e Y. Os homens são XY e as mulheres são XX. O cromossomo Y é responsável pelas características masculinas e contém genes para a formação dos testículos e para a produção de espermatozóides. O cromossomo Y tem herança de pai para filho.
Deriva Genétiva: nome dado à flutuação puramente randômica nas freqüências alélicas de uma população ao longo do tempo, devida a um efeito de amostragem.
DNA: Ácido desoxirribonucléico. O DNA

Relacionados