Vocação profissional

Páginas: 8 (1787 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Vocação profissional

Apenas recentemente o problema a respeito do que fazer para garantir a sobrevivência surgiu. Antigamente não existia especificidade de funções, e nossos ancestrais faziam somente o necessário para sobreviver diariamente, isso através de coletas de alimentos e caçadas de animais. Somente a partir do momento em que o modo de produção se tornou capitalista, as escolhas deprofissões ganharam importância, pois passou-se a utilizar fortemente a seleção dos melhores para o trabalho, sendo necessário então uma especialização dos futuros funcionários para garantir um emprego.
Não raro, é possível perceber adolescentes questionando-se acerca da escolha do curso para ingressarem na universidade. É nessa etapa que surgem os grandes dilemas acerca das profissões. SegundoNoronha e Ambiel (2006) a adolescência é a fase na qual se intensificam as dúvidas a respeito do futuro e que os interesses profissionais começam a evidenciar-se. Assim a escolha profissional é um processo pelo qual os adolescentes vivenciam para embarcar no mundo acadêmico e profissional, que inclusive é marcado por mudanças rápidas. Sem dúvida, os conflitos nesta fase podem ir sendo acumulados eculminar em uma longa reflexão sobre o que realmente se quer para o futuro profissional. Enfim, as expectativas quanto à absorção no mercado de trabalho é tema central, afinal, a passagem pelo ensino superior é uma forma de profissionalização e de inserção no mercado de trabalho (BARDAGI et al, 2006).
É nessa fase que de acordo com Piaget o indivíduo atinge o estágio do pensamento lógico,alcançando um nível maior de equilibração. Ou seja, sai do domínio do concreto, é capaz de formular operações abstratas. Ocorre uma descentração de si e uma manifestação de interesse pelo mundo a sua volta. Levando-se em consideração que a prática profissional é uma das atividades mais importantes da vida de um indivíduo adulto, a escolha vocacional é uma difícil decisão a ser tomada, pois estãoenvolvidos nesse processo diversos aspectos e influências que vão se desenvolvendo ao longo da história de cada um.
Sob esta perspectiva Noronha e Ambiel (2006) pontuam que a psicologia oferece subsídios que visam proporcionar reflexões e autoconhecimento por meio da Orientação Profissional, possibilitando ao sujeito um conhecimento de si, no sentido de possibilitar uma escolha mais madura, ajustada econsciente de acordo com suas habilidades (BOCK E COLABORADORES, 1995 apud NORONHA e AMBIEL, 2006).
De maneira geral, orientação significa o ato ou arte de orientar-se, podendo a pessoa ser orientado por profissionais ou ela mesma procurar se orientar, procurando o caminho que quer trilhar. Historicamente, a Orientação Profissional esteve vinculada inicialmente à área da Educação, como atividadeno campo da Orientação Educacional, sendo destinada às classes menos favorecidas que frequentavam as escolas profissionais. Com a criação da profissão de psicólogo no Brasil em 1962 e sua regulamentação em 1964, os cursos de Psicologia, por meio de seus serviços de extensão à comunidade, passaram a oferecer Orientação Vocacional e Profissional na abordagem clínica. Dessa forma, as intervençõesforam fundamentadas principalmente em teorias psicológicas, na oferta de serviços gratuitos oferecidos pelos cursos de Psicologia como estágio profissionalizante, ou em consultórios psicológicos privados. Desenvolveu-se, no âmbito da Psicologia, em três domínios: (1) da Psicologia do Trabalho, vinculada à Seleção de Pessoal; (2) da Psicologia Educacional, centrando-se na questão da passagem de umciclo educativo a outro; e (3) do Aconselhamento, focalizando crises evolutivas no ciclo vital. Em geral, os serviços e programas brasileiros de Orientação Profissional visam a auxiliar pessoas a tomarem decisões acerca do estudo, formação e trabalho.
Abaixo, segue alguns dos exemplos de teorias no âmbito da vocação profissional:
Não Psicológicas, que tem como proposta, a escolha do indivíduo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vocação
  • Vocação
  • Vocação
  • vocação
  • Vocação
  • Vocação
  • Vocacao Hereditaria
  • Vocação política

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!