VOC CORTARIA UMA VORE SEM NESSECIDADE

454 palavras 2 páginas
VOCÊ CORTARIA UMA ÁVORE SEM NESSECIDADE? ENTÃO POR QUE JOGA UMA FOLHA DE PAPEL FORA?

Na última terça- feira, os alunos do 1° ano do curso técnico de qualidade do COTIL foram comtemplados com um prêmio pela iniciativa de minimizar o consumo de papel dentro do colégio. Foi evidenciado que são impressos papéis irrelevantes e que esses poderiam ser revertidos para outros fins. Consentidos de que o consumo de papéis de uma semana na escola equivale a 30.000 folhas, para esse fim, em um ano 144 árvores seriam contadas. Esses alunos, influenciados pelo prof. E. Trento utilizaram da ferramenta PDCA para conscientizar a escola de que é necessária uma melhoria.

PDCA é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria continua, e é formado por Planejamento, Exclusão, Verificação e Ação

PLAN (Planejar)
Observando o dia a dia do colégio percebemos que são distribuídas aos alunos papéis que nem sempre são utilizados, preocupados com a situação, pensamos em uma maneira que pudesse comprovar que isso realmente é um desperdício e que afeta a escola de uma forma geral.
Concluímos então, que a única forma de colher esses dados e comprovar a relevância do problema seria através de pesquisas de campo com professores, alunos e funcionários tanto da secretaria quanto da gráfica.

DO (Fazer)
Entrevistamos alunos de diferentes cursos e levantamos os seguintes dados:

Realizamos a pesquisa de campo no setor da gráfica e com professores verificando alguns itens que envolvem o tema abordado, por exemplo:
-Papéis gastos em média na gráfica:
Por dia: 3 a 4 mil folhas.
Por semana: 30 mil.
Calculamos que: um pacote com 500 folhas do tipo A4 custam em média R$ 24,00, sendo assim, cada folha custa R$0,05.
Para ser mais bem exemplificado o desperdício, juntamos as folhas que foram entregues por duas alunas, mas não utilizadas, totalizando 13 folhas. Supondo que, se fossem recolhidas das 11 salas do 2° andar do colégio, cada sala contendo 40 alunos, cada dupla também

Relacionados