Você e a empregabilidade

Páginas: 5 (1231 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
Estudo do texto
A leitura estudo do texto é a que faz, quando se quer aprender alguma coisa, ir além de onde já se está, e/ ou para confirmar ou não certos posicionamentos.
Ela se dá a qualquer momento.
Na escola está intimamente ligada ao ato de estudar que, normalmente, tem sido considerado como de responsabilidade do aluno e da família.
É um tipo de leitura que deve ser introduzida nassalas de aula. O aluno deve ter à sua disposição diferentes tipos de materiais informativos, que lhe possibilitem estudos. É importante que se reserve um horário, em sala de aula, para a leitura estudo do texto, onde cada aluno (ou grupos de alunos) fará a leitura/ estudo de acordo com seus interesses  e necessidades.
 
Leitura Pretexto
A leitura pretexto é a que permite a paráfrase, a reproduçãosinonímica, a reescrita.
É através dela que a dramatização, a pantomima e o teatro acontecem. É a leitura, por excelência, para se trabalhar a expressão corporal e a linguagem verbal, em sua forma sistematizada, através da representação.
Não basta reescrever um texto, dando-lhe nova forma, nova roupagem. É essencial que se vivencie o texto, mas que o texto permita ser pretexto.
Há de se tercuidado ao se usar um texto como pretexto para discussão de questões sintáticas: descobrir como funciona a sintaxe do texto. Dissecar a sintaxe de um texto é tratá-lo como coisa morta, discutir a sua sonoridade e descobrir os seus segredos é torná-lo vivo e parte do processo ativo de aprendizagem.
 
Leitura fruição (literária)
A grande preocupação em se formar “hábitos de leitura”, em formar “bonsleitores” tem muito a ver com este tipo de leitura.
Se tem a oportunidade de ler por prazer provavelmente o hábito e o bom leitor se concretizarão.
É importante que o professor seja um leitor que privilegie a fruição, que leia histórias com todas as cores que elas carregam.
A escola deve proporcionar uma leitura que leve à compreensão dos textos e à participação de forma crítica na dinâmica domundo da escrita, bem como posicionando os alunos frente à realidade em que está inserido. Está aí implícita a idéia de que os professores lançam mão de determinados textos, produzidos por determinados autores, para instigar e esmerar a compreensão, a crítica e o posicionamento dos seus alunos.
São três os verbos que definem as funções essenciais da leitura: a)transformar, b) compreender e c)julgar.
Transformar, em leitura, se dá quando o leitor  converte a linguagem escrita em linguagem oral. Compreender se efetiva quando o leitor consegue captar ou dá sentido ao conteúdo da mensagem. Julgar é a capacidade que o leitor tem de analisar o valor da mensagem no contexto social.
Os processos básicos da leitura são também chamados de “processos de nível inferior”. Sua finalidade é oreconhecimento e a compreensão das palavras. Dentro destes se encontram a decodificação  e a compreensão de palavras.
Os processos superiores ou de nível superior têm por finalidade a compreensão de textos.Os dois processos, isto é, os básicos e os superiores, devem ser considerados no ensino do português e na aprendizagem da lectoescrita uma vez que funcionam de modo interativo ou interdependente.
Osprocessos básicos, isto é, que se voltam à decodificação e à compreensão de palavras, são particularmente importantes nas primeiras etapas da aprendizagem da leitura (ou leitura inicial na educação infantil) e devem ser automatizados ou bem assimilados no primeiro ciclo do ensino fundamental (até a quarta série), já que um déficit em algum deles atua como um  nó de gravata que impede odesenvolvimento dos processos superiores de compreensão leitora.
Processos preceptivos - O leitor atinge a  decodificação através dos processos perceptivos e dos processos léxicos. Os processos perceptivos referem-se à percepção visual.
A percepção visual permite a extração de informações sobre cosias, lugares e eventos do mundo visível. Portanto, a percepção é um processo para aquisição de informações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empregabilidade
  • Empregabilidade
  • Empregabilidade
  • Empregabilidade
  • Empregabilidade
  • Empregabilidade
  • Empregabilidade
  • Empregabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!