Você é um mala

Páginas: 12 (2887 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
O que torna você quem você é?

O que é mais forte: a natureza ou a formação? A ciência mais recente diz que os genes e sua experiência interagem durante toda a sua vida

O debate perene sobre a natureza e a formação - qual é a mais potente formadora da essência humana? - é constantemente renovado. Ele foi reaceso novamente no London Observer de 11 de fevereiro de 2001. Sua manchete dizia:"Revelado: o segredo do comportamento humano. Ambiente, e não os genes moldam nossos atos". A fonte da história era Graig Venter, o homem de negócios dos genes que fundou uma empresa privada para a leitura da seqüência completa do genoma humano em concorrência com um consórcio internacional financiado por impostos e caridades. Tal seqüência, um filamento de 3 bilhões de letras, composto em umalfabeto de quatro letras, contendo a receita completa para a formação e funcionamento do corpo humano, seria publicada no dia seguinte (a concorrência terminou em um empate arranjado). A primeira análise do genoma revelou que era composto por apenas 30 mil genes, e não os 100 mil que muitos estimavam até poucos meses antes.
Os detalhes já circulavam entre os jornalistas sob embargo. Mas Venter,falando para um repórter em uma conferência de biotecnologia na França em 9 de fevereiro, efetivamente rompeu o embargo. "Nós simplesmente não temos genes suficientes para esta idéia de determinismo biológico ser correta", disse Venter ao Observer. "A maravilhosa diversidade da espécie humana não está formatada em nosso código genético. Nossos ambientes são fundamentais".
Na verdade, onúmero de genes humanos não mudou nada. Os comentários de Venter escondiam duas falsas conclusões colossais: a de que menos genes implicavam em maiores influências ambientais e que 30 mil genes não eram suficientes para explicar a natureza humana, enquanto 100 mil seriam suficientes. Como um cientista me disse poucas semanas depois, apenas 33 genes, cada um vindo em duas variedades (ativado oudesativado), seriam suficientes para tornar único cada ser humano do mundo. Há mais de 10 bilhões de combinações possíveis em 33 jogadas de cara ou coroa, de forma que 30 mil não parece um número pequeno. Além disso, se menos genes significassem mais livre arbítrio, a mosca-da-fruta seria mais livre do que nós, as bactérias ainda mais livres e os vírus os John Stuart Mill da biologia.
Felizmente,não há necessidade de tranqüilizar a população com tais cálculos sofisticados. As pessoas não choraram diante da notícia humilhante de que nosso genoma tem apenas o dobro do tamanho do genoma de um verme. Nada foi apoiado naquele número de 100 mil, que foi apenas um palpite ruim. Mas o projeto genoma humano e as décadas de pesquisa que o precederam forçaram um entendimento muito mais sutil de como osgenes funcionam. No princípio, os cientistas detalharam como os genes codificam as várias proteínas que compõem as células em nossos corpos. A descoberta mais sofisticada e eventualmente mais satisfatória, a de que a expressão genética pode ser modificada pela experiência, foi gradualmente emergindo desde os anos 80. Apenas agora os cientistas estão despertando para a idéia grande e geral que elaimplica: a de que a própria formação (aprendizado) consiste de nada mais do que a ativação e desativação de genes. Quanto mais levantamos o véu do genoma, ma is vulneráveis os genes parecem ser à experiência.
Isto não é um tipo de acordo intermediário piegas. Isto é uma nova compreensão dos blocos de construção fundamentais da vida com base na descoberta de que os genes não são coisasimutáveis entregues por nossos pais, como as tábuas da lei de Moisés, mas sim que são participantes ativos em nossas vidas, projetados para reagirem de acordo com tudo o que acontece conosco desde o momento de nossa concepção.
No momento, esta nova percepção tem se fortalecido entre os cientistas, mudando a forma como pensam em tudo, desde a forma como os corpos se desenvolvem no útero, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mala
  • Mala
  • malas
  • Mala ria
  • cabe na mala
  • como arrumar a mala
  • Mala direta
  • Mala direta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!