voçorocas

Páginas: 7 (1710 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2014
A voçoroca, boçoroca ou barranco é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela água da chuva e intempéries, em solos onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas. Pobre, seco e quimicamente morto, nada fecunda.
São causadas pelo intemperismo físico da ação pluvial e são consideradosações erosivas. Os sedimentos decorrentes dessas ações climáticas são deslocados para as partes mais baixas e ali depositados. Formam-se assim os colúvios e depósitos de encosta, caracterizando o processo de sedimentação.1 2 3
A voçoroca pode ser prevenida com a plantação de árvores na beira dos buracos, para evitar que o fluxo da água leve consigo, terra e sedimentos, que são retidos por suasraízes.5 . Devem também ser escavadas caixas de retenção ou drenagem da água para interromper o caudal.
Voçorocas são comuns em altas latitudes da superfície de Marte, representam jovens características observadas no planeta formado nos últimos cem mil anos, linhas de evidência para a presença recente de água líquida no passado geológico recente, resultante da fusão ligeira na superfície e gelo no subsoloraso nos dias quentes do ano marciano. Fluxo como molas e água líquida nos aquíferos do subsolo profundo são possíveis explicações da formação das ravinas marcianas. 
O que é
Entende-se como erosão, o processo de deslocamento de terra ou rochas de qualquer superfície.
Como acontece
Mudanças na temperatura ou alterações no fluxo dos ventos são alguns dos fatores que podem causar o fenômenogeológico sem a interferência humana. Conclui-se, então, que o fenômeno pode ter causas naturais. Todavia, ações, como o desmatamento, podem acentuar o processo erosivo, acarretando em desmoronamentos e grandes perdas ao meio ambiente.
Quando se tira a cobertura vegetal de uma região, toda a água que era antes absorvida pelas árvores, infiltra-se no solo, levando embora vários nutrientes deste, que,além de ficar mais pobre, torna-se mais suscetível a deslocamentos e buracos.
Quando os causadores de uma erosão atingem um solo, ele se torna frágil, mais arenoso e pobre em nutrientes. Então, enquanto várias gotículas de água da chuva infiltram-se  nele afim de chegarem aos lençóis freáticos, vão se abrindo pequenos sulcos na superfície da terra, desagregando as partículas que, uma vez unidas,fortalecem a estrutura do terreno.
Depois que o “buracão” já está formado, a tendência dele é ficar ainda maior e, a terra que a chuva leva, causar o assoreamento dos rios, aumentando o risco de enchentes.
As redes de esgoto também podem ficar comprometidas por conta do processo.
Onde acontece
A erosão pode ser pluvial, fluvial, marinha, glacial ou eólica.
Em solos mais arenosos, comoem algumas localidades da região Central do Brasil, as fendas podem chegar a 50 metros de profundidade.
Os solos pouco ricos dos cerrados estão mais propensos à formação de ravinas.
O Pantanal é também uma das regiões mais afetadas pelo problema. A bacia do Taquari representa 36% da área do Pantanal matogrossense e já está comprometida pela voçoroca, já que o assoreamento do leito do rio tem causadosérias consequências por lá.
Como resolver
Embora prevenir erosões seja o mais aconselhável, se a voçoroca já existir, há algumas medidas que podem ser tomadas para que ela não aumente:
O replantio em áreas degradadas,visando enriquecer a matéria orgânica do solo;
Suspender a deposição de lixo na região.
Além destas alternativas,várias outras iniciativas são tomadas pelo governo ou até mesmo porpessoas físicas  para impedir o avanço das voçorocas. Algumas são ações que envolvem altos custos.
O problema tem sido visto como uma praga nacional e tem causado danos à agricultura, perda de animais e casas e desvalorização de propriedades.
Basicamente, há duas formas de se começar uma voçoroca; a primeira é pelo corte de um talude (a parte lateral de um morro) para a construção de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • voçoroca
  • Voçorocas
  • voçorocas
  • VOÇOROCA
  • Voçoroca
  • Voçoroca
  • As voçorocas
  • Formação de voçoroca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!