voçorocas

Páginas: 9 (2212 palavras) Publicado: 17 de março de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS E AMBIENTAL ENGENHARIA AMBIENTAL






AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA (VOÇOROCA) NA CIDADE DE PALMEIRA DAS MISSÕES/RS





PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS



Gabriel König
Gustavo Stecker
Julio Michelon
Wiliam Kühn



Frederico Westphalen, RS,Brasil
2013
AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA ÁREA DEGRADADA (VOÇOROCA) NA CIDADE DE PALMEIRA DAS MISSÕES/RS







Frederico Westphalen, RS, Brasil

2013

INTRODUÇÃO

O Brasil é caracterizado por uma ocupação territorial sem controle algum, tanto para usos agropecuários como para construções de cidades. Esse descontrole causou e ainda causa a retirada da vegetação nativa do solo, muitasvezes sem mesmo uma posterior ocupação para qualquer que seja o uso deste local, causando uma degradação no mesmo e o deixando exposto as ações da própria natureza que intensificarão estes danos.
O ambiente é considerado degradado no momento em que perde sua resiliência (capacidade de recuperação natural após sofrer danos). O uso do solo de forma inadequada no cultivo agrícola e na pecuária estãoentre os maiores causadores das degradações, estas na forma de erosão.
A erosão apresenta-se como a perda da camada superficial do solo pela ação da água e/ou do vento. O fluxo de água na superfície carrega a camada superior do solo, esse processo acontece sob as mais diferentes condições físicas e climáticas. Sendo condicionada não apenas pelo trabalho erosivo das águas, seja em superfície ousubsuperfície, mas também por uma série de fatores controladores que determinam as variações nos índices de erosão tais como: precipitação (intensidade), solos (textura, estrutura, permeabilidade e as características químicas e mineralógicas), cobertura vegetal, relevo (declividade e comprimento da encosta) e uso do solo (BERTONI; LOMBARDI NETO, 1999; GUERRA, 1998; POESEN et al., 2003).
De acordocom Hasuy et al (1995) devem ser levados em conta além dos fatores supracitados, os fatores geológicos destacando a litologia (características mineralógicas e texturais das rochas) e a estrutura (falhas, fraturas e contatos litológicos), como agentes condicionantes no processo erosivo, estes podem atuar na origem e formação de feições erosivas lineares.
Representam o mais grave estágio de erosão,no qual grandes ravinas são abertas no solo expondo horizontes inferiores, podendo atingir o saprolito ou a rocha, por isso seu controle e/ou remediação são muito difíceis, mas não impossível. Por ser uma área instável, com movimentação constante de solo pela erosão, não é possível a cobertura vegetal antes de se controlar o processo erosivo.
Uma forma mais extrema de erosão é a deformação doterreno, formando ravinas que são pequenos sulcos e são passíveis de remediação e as voçorocas, que são canais bem mais profundos que são cortados por fluxos de água maiores e muito difíceis de serem remediados.
A susceptibilidade da erosão vai depender diretamente do clima, ou seja, do regime de chuvas, como também das características das encostas, da cobertura vegetal e da natureza do solo.Portanto qualquer atividade humana à respeito do uso da terra que exija a remoção da cobertura vegetal protetora (florestas, arbustos, forragens) pode vir a promover a erosão, o mesmo ocorrendo com medidas impróprias como arar morro acima (Araujo, 2007).
Com este trabalho visamos aprofundar o conhecimento a respeito deste assunto, utilizando uma área já degradada por voçorocas, buscando soluçõeseficazes que possam nos ajudar a conter o avanço destes danos, além de propor formas de recuperação para este local.


1 OBJETIVOS
Avaliar o estado do sítio degradado;
Conceituar propostas para estabilização da área;


2 MATÉRIAL E METODOS

2.1 Localização e Características da Área
A área utilizada como objeto de estudo fica na cidade de Palmeira das Missões / RS (27° 53’ 58” S, -53°...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • voçoroca
  • Voçorocas
  • VOÇOROCA
  • Voçoroca
  • Voçoroca
  • As voçorocas
  • voçorocas
  • Formação de voçoroca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!