Voçorocas

Páginas: 19 (4570 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2012
CONSIDERAÇÕES SOBRE PREVENÇÃO E CONTROLE DE VOÇOROCAS

RESUMO
As técnicas de prevenção e de controle de erosões requerem abordagens específicas em cada caso, tendo em vista que vários são os fatores e parâmetros definidores do processo erosivo. Em regiões tropicais tem-se ainda o agravante destes apresentarem, mesmo regionalmente, grandes variações.
Sendo assim, optou-se nesse trabalho porrealçar os fatores e parâmetros relevantes na definição das técnicas de prevenção e controle de erosões, enfatizando-se alguns aspectos geotécnicos nem sempre considerados.
Apesar do objetivo principal do trabalho estar voltado para as voçorocas, o artigo também aborda os diferentes processos erosivos.

Palavras Chave: Erosão, Voçoroca, Área Rural, Área Urbana, Solos Tropicais

INTRODUÇÃOÉ significativa e preocupante a degradação dos solos, em conseqüência do manejo inadequado dos mesmos ou da implantação de obras de engenharia e saneamento sem os devidos cuidados. Uma grande parte dos municípios do Brasil já apresenta problemas de degradação dos solos, tanto em áreas agrícolas como em áreas urbanas, podendo ser considerada como um dos mais importantes problemas ambientais dosnossos dias.
A degradação do solo envolve a alteração de suas propriedades físico-químicas e dos nutrientes, bem como os processos erosivos. Os processos erosivos podem ser naturais ou de origem antrópica. Eles podem ser causados pela ação das águas, dos ventos e das geleiras. O agente mais estudado é a água, que gera três tipos de erosão nos solos, a erosão interna ou piping, a esqueletizaçãoou aumento da porosidade e a erosão de superfície. A erosão interna geralmente surge em conseqüência do aumento da taxa de infiltração ou do gradiente hidráulico e corresponde a formação de canais de fluxo no solo. A esqueletização (Roose, 1977) também surge em conseqüência deste processo ou por meio da dissolução de componentes minerais, provocando um aumento da porosidade do solo. A erosão desuperfície pode ser gerada pela ação das ondas do mar ou fluviais e pelas águas de chuva.
A erosão de superfície gerada pelas águas de chuva passa por um processo evolutivo cujas fases poderiam ser classificadas em ordem cronológica como erosão laminar, sulcos, ravinas e voçorocas. Existe, ainda hoje, controvérsias quanto a fixação dos limites de cada fase, principalmente entre ravina evoçoroca. Alguns autores buscam liga-las a aspectos geométricos e outros à presença ou não do lençol freático. Embora a adoção de uma padronização se faça necessário, cabe no momento destacar que os fenômenos de erosão interna e de esqueletização podem exercer influência direta na definição do modelo evolutivo das erosões de superfície.
No âmbito deste trabalho tratar-se-á das erosões aceleradas ouantrópicas geradas pela água da chuva, adotando-se o termo voçoroca definido dentro de um enfoque geométrico. Guerra (1998), citado por Oliveira (1999), adota esse termo para as erosões com profundidade e largura superiores a 50 cm. Consideramos no entanto necessário rever os limites apresentados na literatura associando-os aos processos evolutivos das erosões.
O artigo busca tratar o tema dentro deum enfoque geotécnico de modo a subsidiar pesquisadores de outras áreas atualmente trabalhando na prevenção e controle de erosões.

DEFINIÇÕES BÁSICAS

A erosão superficial provocada pela água de chuva, associada ou não aos processos de erosão interna e esqueletização, tem início com a erosão laminar, podendo em seguida e em ordem cronológica passar pelas fases de formação de sulcos, ravinase voçorocas. Neste tipo de erosão estão implicados os agentes erosivos ou seja a erosividade, que corresponde a ação das gotas de chuva, do escoamento superficial e de fluido agressivos, os fatores resistentes à erosão, que constitui a erodibilidade caracterizada pelas propriedades estruturais, texturais e físico-químicas do solo e finalmente os fatores que modulam a ação erosiva sendo os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • voçoroca
  • voçorocas
  • VOÇOROCA
  • Voçoroca
  • Voçoroca
  • As voçorocas
  • voçorocas
  • Formação de voçoroca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!