VMI - Vendor Managed Inventory

Páginas: 11 (2554 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
1. Introdução

Um passo fundamental para contribuir positivamente no desempenho de qualquer cadeia de suprimentos e demanda é estabelecer alianças estratégicas entre fornecedores e clientes. Assim, cada vez mais empresas têm percebido que trabalhar de forma colaborativa e integrada ajuda a diminuir as incertezas inerentes a um ambiente cada vez mais dinâmico e de difícil previsibilidade.

Noentanto, podemos notar que a realidade da maioria das empresas ainda é o não-compartilhamento ou o compartilhamento básico de informações. Um exemplo disso são os pedidos feitos e recebidos de forma manual, planilhas eletrônicas usadas como principal ferramenta, sem integração de dados, gerando retrabalhos e descentralização das informações.

Diante das dificuldades enfrentadas pelas empresaspodemos destacar o chamado efeito chicote. Basicamente, este efeito é causado pelas distorções sofridas pela demanda em cada elo de uma cadeia de suprimentos. Quanto maior a variabilidade da demanda, maior é a dificuldade para fazer uma previsão de quanto produzir e quanto comprar. E quanto maior a dificuldade para fazer uma boa previsão, maior é a necessidade dos estoques de proteção.

Nestecenário, o VMI (Vendor Managed Inventory – Estoque Gerenciado pelo Fornecedor) surge como uma importante solução de visibilidade e integração para reduzir o efeito chicote. O VMI inverte a lógica comumente utilizada entre clientes e fornecedores para a reposição de mercadorias, onde é o cliente quem decide quando e quanto comprar do seu fornecedor. No VMI este controle é do fornecedor e as decisõessão balizadas em políticas e regras de ressuprimento e de manutenção de estoques definidas de forma conjunta entre as partes.

2. Desenvolvimento

2.1 Efeito Chicote (BullwipEffect)

De acordo com Chopra e Meindl (2003) apud Kazmierczak, Steffen (2012) quando há objetivos conflitantes ou quando as informações que circulam entre os estágios de uma cadeia de suprimentos são distorcidas, cada eloda cadeia tenta maximizar o seu próprio lucro, levando a ações que diminuem os lucros totais da cadeia de suprimento, prejudicando-a como um todo. Assim, as informações trocadas vão sendo distorcidas à medida que circulam pela cadeia de suprimentos, porque são incompletas e não são compartilhadas entre os diversos estágios. O resultado desta distorção é caracterizado pelo chamado efeito chicote(bullwhipeffect).

Estas distorções em cada elo da cadeia ocasionam o aumento da variabilidade da demanda e, consequentemente, o aumento da dificuldade em realizar uma previsão de vendas. O que as empresas fazem? Tratam de criar estoques de segurança com dimensões diretamente proporcionais ao tamanho da sua insegurança devido à falta de comunicação e colaboração ao longo da cadeia de suprimentos edemanda.

2.2 VMI (VendorManagedInventory) – Estoque Gerenciado pelo Fornecedor

O VMI inverte a lógica usualmente utilizada entre cliente e fornecedor para a reposição de mercadorias, onde é o cliente quem decide quando e quanto comprar do seu fornecedor. No VMI esta responsabilidade passa para o fornecedor e é embasada por políticas comerciais e algoritmos de ressuprimento e de manutençãode estoques.

O cliente (representado por atacadistas e distribuidores, mas que também poderia ser um varejo) disponibiliza, em base diária, os dados das vendas realizadas e da posição dos estoques. O sistema VMI, em conformidade com as políticas comerciais e as estratégias de ressuprimento previamente celebradas entre as partes envolvidas, elabora um pedido levando em conta uma série devariáveis no seu cálculo, como, por exemplo, previsão de vendas, estoques máximo e mínimo, estoque de segurança, nível de serviço, classificação ABC, lead time de fabricação e de transporte, dentre outras.

Ao contrário do que muitos acham o VMI não é apenas uma tecnologia que faz alguns pedidos de forma automática. O VMI é uma lógica de colaboração que envolve estratégias, processos, pessoas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • VENDOR MANAGED INVENTORY
  • VMI
  • Vendor managed inventory
  • vmi vendor
  • Ii
  • Vendor maged inventory
  • Vendor management inventory
  • vendor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!