Vmi - tendências de logística

Páginas: 12 (2850 palavras) Publicado: 28 de maio de 2012
Centro Universitário - Una













VMI (Vendor Management Invetory – Estoque Gerenciado pelo Fornecedor)















Rafael Martins Vieira

Henrique Tadeu

Demetius Oliveira

Raphael Bambirra





Índice:



Introdução -------------------------------------------------------------------------------- 3Conceitos ----------------------------------------------------------------------------------4

VMI como forma eficiente de redução do estoque --------------------------------5

Estratégias VMI Vendor Managed Inventory -------------------------------------7

Estudo de caso ---------------------------------------------------------------------------10

Indicadores de Desempenho---------------------------------------------------------- 12

Conclusão --------------------------------------------------------------------------------- 13

Bibliografia ------------------------------------------------------------------------------- 14

































Introdução ao VMI

Com  a modernização e o aprimoramento cada vez maior  das condiçõestecnológicas que temos nos dias de hoje, podemos ter redução do estoque sem que o mesmo comprometa nosso atendimento.

O VMI é uma ferramenta que possibilita ter em  estoque uma quantidade menor de produtos, que serão reabastecidos conforme a política de estocagem da organização, sem comprometer o atendimento. 

A principal característica desta ferramenta é que o fornecedor, em um sistemade parceria, fica responsável  por  abastecer  o estoque de seu cliente, sempre que existir a necessidade de reposição de um determinado produto. Cabe ao fornecedor abastecer  seu cliente no momento certo.





































Conceitos:

Conforme (Silvio Pires, 2004 p173) por definição de Blatherwick (1998), o termo VMI (VendorManagement Invetory – Estoque Gerenciado pelo Fornecedor) foi cunhado no começo dos anos 1990 nos EUA em projetos implementados por grandes varejistas, como Wal Mart. Apesar dessa sua origem, a prática logo se popularizou e passou a ser vista por muitas empresas de manufatura como forma de diminuir, ou frear o crescente poder dos varejistas.

VMI (Vendor Managed Inventory) ou Estoque Gerenciado peloFornecedor é uma técnica utilizada em programas de reposição contínua como uma otimização da cadeia de suprimentos, onde o fornecedor, e não o cliente administra quando e em que quantidade os estoques do cliente serão ressupridos (HOLMSTROK, 1998)

Outro conceito é o do Drummer, onde, VMI é compartilhar informações sobre posições de estoque, vendas e faturamento dos produtos entre a suaempresa e seus fornecedores e clientes, de tal forma a reduzir o tempo de resposta para reposição dos estoques. Através de processamentos diários, o histórico de vendas de cada produto em cada cliente é reavaliado, e os níveis de estoque e freqüência de reposição de cada produto é sugerido pelo sistema.

Vemos que nos conceitos acima VMI basicamente significa estoque gerido pelo fornecedor,buscando diminuir o tempo de resposta para reposição dos estoques.





































VMI como forma eficiente de redução do estoque

A principal característica desta ferramenta é que o fornecedor, em um sistema de parceria, fica responsável por abastecer o estoque de seu cliente, sempre que existir a necessidade de reposição de um determinadoproduto. Cabe ao fornecedor abastecer seu cliente no momento certo.

Esta forma de reposição pode ser informatizada utilizando o EDI (Eletronic Data Interchange – Intercambio Eletrônico de Dados), utilizando o e-mail no envio de planilhas, ou de forma visual onde o fornecedor passa em dias pré determinados para verificar se precisa repor o estoque de seu cliente. Este abastecimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica
  • Tendencias em logistica
  • vmi na cadeia logística
  • Tendencias para logistica
  • Tendências para a logística no século xxi
  • Tendencias futuras da logistica
  • TENDÊNCIAS E DESAFIOS BRASILEIROS NA LOGÍSTICA
  • TRAÇANDO TENDENCIAS EM LOGISTICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!