VLAN

Páginas: 2 (303 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
VLANS
VLANS – Rede locais virtuais (Virtual Local área Network), é rede lógica e não física de estações com domínios de broadcast independentes.
Objetivo de ser criar umaVLAN é para poder separa rede em partes usando mesmo switch so que cada setor não interaja entre sim, mas usara mesmo switch.
Isso ajuda na diminuição de congestionamentode broadcast na rede. Exemplo um equipamento TCP/IP precisa enviar pacote para todo equipamento daquela rede, ai vem o porque fazer VLAN, dividindo a rede terá mensocongestionamento na transmissão.
Principais intuito de ser criar uma VLAN hoje é a segurança entre aplicações, camadadas de rede e departamentos, por exemplo posso por telefones IPem uma rede e o PABX IP em outra dessa forma evitaria qualquer abuso de usuário mexer na rede telefônica.
Broadcast – ato de transmitir algo, seja ela via radio, satélite,cabos, fibra, linha telefônica.
As VLANS pertence por meio do protocolo ISL (Inter Switch Link protocolo padrão Cisco IEEE 802.1Q). Necessitam ser configuradas em cada switchda rede, a configuração é feita pelo protocolo VTP.
VTP (VLAN Trunking Protocol)) – diminui as configurações manuais e diminui problemas por falta de inconsistência ouconfigurações, VTP opera e modo servidor, cliente ou transparente.
VLAN no modo servidor VTP – cada alteração feita vale para todos os switches da rede, por todos os trunks.Trunks: é link ponto-a-ponto que envia e recebe dados entre switches, ou switches e roteadores.
VLAN no modo cliente VTP – switch não pode alterar, apaga e nem criarconfiguração VLAN.
VLAN no modo transparente VTP – ao contrario do modo cliente switch pode altera suas configurações mas somente na maquina, não se propaga para as demais.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vlan
  • VLAN
  • VLAN
  • Invesitigando VLAN
  • Montando uma VLAN
  • IMPLEMENTAÇÃO DE UMA VLAN
  • Trabalho sobre vlan
  • Criação de Vlan com VTP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!