Vladimir Maiakovsk

1247 palavras 5 páginas
Vida

Nasceu em 19 de julho (7 de julho no calendário juliano) de 1893 na Geórgia, então Império Russo. Bagdadi, sua cidade natal, chamou-se Maiakovski durante o período soviético. Após a morte do pai, em 1906, a família ficou na miséria e mudou-se para Moscovo.

Em 1908, filiou-se ao partido bolchevique. Participou da elaboração do primeiro manifesto futurista russo e tornou-se uma das mais representativas figuras do movimento.

Detido em duas ocasiões, foi solto por falta de provas, mas em 1909-1910 passou onze meses na prisão, quando aproveita para leitura de todas as obras clássicas.

Em 1910, ingressa na Escola de Belas Artes, onde se encontrou com David Burliuk, que foi o grande incentivador da sua iniciação poética. Daí são expulsos quatro anos depois, quando já se encontram ligados ao movimento futurista. Procurando difundir as suas concepções artísticas, realizaram viagens pela Rússia.

Após a revolução de 1917, Maiakovski colaborou com o governo na criação de lemas revolucionários. Depois de sustentar que “não há conteúdo revolucionário sem forma revolucionária”.
 Começa a ser tachado pelos burocratas do Partido de “incompreensível para as massas”.

Fundou em 1923 a revista LEF (de Liévi Front, Frente de Esquerda), que reuniu a “esquerda das artes”, isto é, os escritores e artistas que pretendiam aliar a forma revolucionária a um conteúdo de renovação social.

Nos últimos três anos de vida, fez inúmeras viagens pelo país, levou seus versos a mais de 180 mil pessoas, aparecendo diante de vastos auditórios para os quais lia os seus versos. Viajou também pela Europa Ocidental, México e Estados Unidos. Entrou frequentemente em choque com os “burocratas’’ e com os que pretendiam reduzir a poesia a fórmulas simplistas. em conferências e recitais por várias cidades.

O poeta escreveu várias peças teatrais, sempre ligadas a sua produção lírica, e também roteiros para cinema. Empregou ainda, como meios de expressão, o desenho, a caricatura e o

Relacionados

  • Futurismo
    3606 palavras | 15 páginas