vkladngvlksdn

10909 palavras 44 páginas
PROVA INSTITUCIONAL – 1º SEMESTRE – 2011
TEORIA DA CONTABILIDADE - 2ª CHAMADA
Uma das características qualitativas apresentadas pela NBC T 1 é a Confiabilidade. Esta característica pressupõe que, para ser útil, a informação deve ser confiável, ou seja, deve estar livre de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar. Quan-to a Confiabilidade assinale a afirmativa CORRETA:
a) As dificuldades inerentes a identificação dos eventos contábeis podem gerar incerteza quanto ao seu correto valor. Em caso de grau de incerteza elevado, a informa-ção deve ser excluída das demonstrações, mesmo quando relevante.
b) Para que a informação represente adequadamente as transações e outros eventos que ela se propõe a repre-sentar, é necessário que estes sejam contabilizados e apresentados de acordo com a sua substância e realida-de econômica, e não meramente sua forma legal.
c) As demonstrações contábeis têm de ser apresentadas de forma a conduzirem a tomada de decisão ou um jul-gamento, visando atingir um resultado que seja benéfico ao usuário.
d) O princípio da prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo, mesmo que estes resultem em superestimação do seu valor, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apre-sentação dos componentes patrimoniais.
e) A informação constante das demonstrações contábeis deve ser completa, dentro dos limites de materialidade e independente do custo para obtê-la.
A discussão sobre os usuários da Contabilidade vem sendo debatida desde seu surgimento. Entretanto, é ponto pacífi-co que as demonstrações contábeis devem ser preparadas com a finalidade de fornecer informações úteis para avalia-ções e tomada de decisão econômica.
Diante da situação proposta, analise os itens abaixo:
I. As demonstrações devem ser preparadas para satisfa-zer as necessidades de informação comuns à maioria dos usuários.
II. Os sistemas contábeis devem ser capazes de produzir

Relacionados