viver bem na melhor idade

Páginas: 8 (1948 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social


estágio supervisionado II


francisca veridiana bezerra de souza lima






projeto de Ação
“Viver Bem na Melhor Idade”









Planaltina de Goiás – GO
Novembro de 2013
francisca veridiana bezerra de souza lima






PROJETO DE ação
“Viver Bem na Melhor Idade”






Trabalhoapresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório II.


Prof. Adarly Rosana Moreira Goes.








Planaltina de Goiás – GO
2013
1. APRESENTAÇÃO

O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica doSistema Único de Assistência Social dos municípios e DF. Dada sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social. Os projetos na instituição do CRAS podem contribuir para elevar o nível da qualidade de vida se procurar desenvolveratividades sócio-culturais que promovam interação entre a comunidade local e o projeto, uma vez que esta interação pode contribuir para o desenvolvimento psicossocial, cognitivo e biofísico do idoso.  Como a grande maioria das instituições que cuidam dos idosos carentes, tem limitações sérias de recursos (humanos, materiais e financeiros), motivo pelo qual acreditamos que a atuação da AssistênciaSocial (CRAS) depende, fundamentalmente, de uma estratégia da parceria com a comunidade local e instituições de proteção aos direitos dos idosos para desenvolver ainda melhor.
Entretanto, com a negação destas necessidades o idoso se sente desrespeitado, inútil, improdutivo, o que contribui para uma queda na auto-estima e no prazer de viver. E ainda é bem evidente a desvalorização do idoso, poiso preconceito, tabus e mitos sobre o envelhecimento estão vivos na sociedade. Mas à medida que se propõe uma educação ou re-educação da sociedade este processo será invertido e então o idoso será valorizado. E esta re-educação, que é para todos, proporcionará uma melhor qualidade de vida aos mesmos.
Pensando nessa perspectiva e com o intuito de revigorar e intensificar a rotina realizada peloCRAS, é que foi proposto o Projeto “Viver Bem na Melhor Idade”, foi realizado pela discente Francisca Veridiana Bezerra de Souza Lima, juntamente com a Assistente Social Silvia Cristina Lopes da Silva, do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS  do município de Formosa Goiás (campo de Estágio II da supracitada aluna), contando com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e do Grupode Idosos de aproximadamente 60 pessoas que mantém um projeto de convivência no CRAS de Formosa Goiás.
O presente projeto visa mostrar a importância de promover atividades que valorizem o idoso, buscando resgatar sua cultura, seu conhecimento a cerca dos direitos e deveres do idoso, seus sentimentos, potencialidades e autoestima.

2. JUSTIFICATIVA

Durante muito tempo, o envelhecimentohumano foi tratado somente por uma abordagem biológica. Preocupou-se muito com técnicas que viessem a retardar a velhice e que propiciassem às pessoas um envelhecimento com saúde. Esta visão da velhice, na qual muito colaborou a postura da medicina, escondia a tentativa de se negar à morte e associava a fase de envelhecimento a um final de vida. A partir disto, muitos preconceitos e estereótipos foramcriados como “velho é improdutivo”, “velhice é doença”, “os velhos são ranzinzas”, etc. (VERAS, 1995, p. 67). O fato é que, o processo de envelhecimento de cada indivíduo dependerá da maneira como a pessoa age ou está condicionada a agir, enfrentando ou adaptando-se à realidade. A cada nova situação o indivíduo tem que encontrar uma maneira nova de agir para responder ao que está acontecendo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto viver bem na melhor idade
  • projetos viva bem na melhor idade
  • Como viver melhor
  • como viver melhor
  • Como viver melhor
  • como viver melhor
  • Viver melhor
  • Melhor idade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!