vivencia crista

Páginas: 3 (672 palavras) Publicado: 23 de julho de 2014
Tema: Permaneçamos sãos na fé

As congregações cristãs na ilha mediterrânea de Creta necessitavam de atenção espiritual. Quem podia ajudá-las? Ora, Tito, colaborador do apóstolo Paulo! Ele eracorajoso, qualificado para ensinar, zeloso de obras excelentes e são na fé. Paulo visitou Creta entre seu primeiro e segundo encarceramento em Roma. Ele deixara Tito na ilha para corrigir algumas coisase designar anciãos congregacionais.

Esperava-se também de Tito que repreendesse falsos instrutores e desse excelente exemplo. Tudo isso é revelado na carta de Paulo a Tito, possivelmente enviada daMacedônia entre os anos 61 e 64 EC. Aplicar os conselhos do apóstolo pode ajudar os pastores superintendentes e concrentes da atualidade a ser corajosos, zelosos e sãos em sentido espiritual.

OQue se Requer dos Superintendentes: Era necessário designar pastores superintendentes e lidar com alguns problemas graves. (1:1-16) Para ser ordenado pastor superintendente, o varão tinha de estar livrede acusação, ser exemplar na vida pessoal e familiar, hospitaleiro, equilibrado e dominar a si mesmo. Tinha de ensinar o que é certo e exortar e repreender os que expressassem conceitoscontraditórios. Era necessário ter coragem, pois seria preciso fechar a boca dos indisciplinados nas congregações. Seria especialmente assim no caso dos que aderiam à circuncisão, pois haviam subvertido famíliasinteiras. Seria preciso repreender com severidade para que as congregações permanecessem sãs em sentido espiritual. Hoje, os pastores superintendentes cristãos também precisam ter coragem pararepreender e exortar, visando edificar a congregação.

Apliquemos o Ensino Salutar: Tito devia transmitir ensino espiritualmente salutar. (2:1-15) Os homens idosos deviam ser exemplares na moderação, naseriedade, no bom juízo, na fé, no amor e na perseverança. As mulheres idosas deviam ser “reverentes no comportamento”. Como “instrutoras do que é bom”, poderiam ajudar as mulheres mais jovens a ter o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vivencia cristã
  • Vivencia Crista
  • VIVÊNCIA CRISTÃ
  • vivencia crista
  • vivencia cristã
  • VIVÊNCIA CRISTÃ
  • vivencia crista
  • Vivencia crista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!