VIVAREJO (GRUPO PÃO DE AÇÚCAR)

Páginas: 37 (9248 palavras) Publicado: 30 de junho de 2013



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
administração

luciano pimentel da costa



















PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Viavarejo no mercado






















Teresópolis - RJ
2013


luciano pimentel da costa














PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Viavarejo no mercadoTrabalho de Teorias da Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Micro e Macroeconomia, Teorias da Administração II, Comportamento Organizacional, Metodologia Científica e Estatística.

Professores:

Regina Malassise
Ivan Ferreira de Campos
Mônica Maria Silva
Rodrigo deMenezes Trigueiro
Marcelo Caldeira Viegas






Teresópolis - RJ
2013
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II 4
3 MICRO E MACROECONOMIA 15
4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 18
5 ESTATÍSTICA 19
6 CONCLUSÃO 20
7 REFERÊNCIAS 20

1 INTRODUÇÃO

            Nesta reportagem discute-se a recente troca de poder no maior grupo de varejo do Brasil. No ano de 2012 aViavarejo, empresa nascida da fusão (ainda sob análise do CADE), Casas Bahia e Ponto Frio, passou por uma disputa de poder, onde a família Klein (Leia-se Samuel Klein), antiga dona majoritária da rede de lojas, buscou de maneira incessante o controle da empresa
            Ao fim do ano que passou, o grupo Pão de Açúcar, através da pessoa de Antônio Ramatis Rodrigues, tomou definitivamente o controle dasempresa (lembrando que Pão de Açúcar fundiu-se às Casa Bahia, tornando-se sócio majoritário do grupo, em outras palavras tomando a maior fatia do poder da família Klein).


2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II

            A estabilização da economia experimentada após um período de grande inflação, permitiu às empresas de um modo geral, expandir-se nestes 14 anos da era do Real, com o surgimento deum grande número de conglomerados empresariais em todos os setores, dentre eles o comércio varejista; depois de duas décadas, podemos observar que o setor apresentou fortes mudanças, com o surgimento de grandes redes de varejo, com vendas crescentes impulsionadas pelo aumento do número de consumidores que ascenderam ao mundo do consumo.
            Nesse contexto, para a análise da gestãoempresarial das lojas Casas Bahia, realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória com estudo de caso, concluindo que a rede varejista do polonês Samuel Klein, na contramão de todas as técnicas de gestão modernas, sobrevive e lidera este mercado com uma folga imensa, e com o diferencial principal de ser um vendedor voltado às pessoas de baixa renda, que em geral não conseguem comprovar renda. Comisso veremos qual o segredo do sucesso da empresa num mercado considerado, por muitas companhias, de alto risco pela propensão à inadimplência dos consumidores, mas que consumiu R$ 372 bilhões de reais em 2003. Palavras-Chave: Vendas. Sucesso. Mercado. Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas. Introdução A empresa tem gestão familiar, e não abre mão disso; apesar de ser consideradaultrapassada, este tipo de gestão tem dado certo na empresa, apesar dos percalços ocorridos durante a sua existência. Em 1997, durante um período de crise, a empresa, enfrentando problemas de liquidez e desconfiança dos agentes do mercado (bancos e fornecedores), foi obrigada a efetuar algumas correções em sua rota, revisando o giro dos estoques de 60 para 45 dias, fechando lojas deficitárias, e demitindomais de 2.000 funcionários. Isto causou um clima de desconfiança no mercado, que passou a questionar o endividamento e os números apresentados pela empresa, chegando alguns bancos a fechar as portas para a companhia. Com uma estrutura extremamente fechada, o seu fundador, pela primeira vez, se viu obrigado a abrir a empresa para uma auditoria externa. Segundo especialistas, o seu crescimento,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recuperação (Grupo Pão de Açucar)
  • Pim grupo pao de açucar
  • Grupo pão de açucar
  • Grupo pao de açucar
  • Pipa grupo pão de açucar
  • Pim grupo pão de açucar
  • PIM Grupo Pão de Açucar
  • GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!