Vivências

Páginas: 2 (435 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2014
Durante muito tempo a educação infantil (antiga Pré- escola) foi vista como um espaço para cuidados com higiene, saúde e alimentação das crianças, sem a preocupação com o educar. Com a LDB 9394/96 aEducação Infantil passa a ser a primeira etapa da Educação Básica, sendo considerada como uma ponte para a formação integral do cidadão, ou seja, com a intencionalidade de educar, cuidar e brincar. Abrincadeira faz parte do universo infantil desde bebê; brincar é algo aprendido, que estimula a criatividade, a organização, desenvolvendo os aspectos motor, afetivo e cognitivo.
A afetividadeiniciada na família deve ser continuada na escola, porém somente o cuidado e carinho não são suficientes para aprendizagem. É preciso que o professor tenha formação e esteja em constante aperfeiçoamento.Para uma melhor organização e direcionamento das escolas de educação infantil, foi elaborado um documento específico para a esta etapa da Educação Básica: o RCNEI.
O Referencial Curricular Nacionalpara a Educação Infantil ( RCNEI) é um documento norteador para o trabalho docente, não obrigatório, porém fundamental para a prática docente. Os objetivos gerais da Educação Infantil são: a formaçãopessoal e social (identidade e autonomia) e conhecimento de mundo ( Arte, movimento, música, Linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.As diretrizes curriculares apresentam osPrincípios éticos , políticos e estéticos como fundamentos obrigatórios a serem trabalhados na Educação Infantil. A Educação Infantil é dividida em Creche ( de 0 a 3 anos ) e Escolas de Educação Infantil ( 4 a6 anos). Com a introdução do Ensino de 9 anos a partir de 2006, a Educação Infantil compreende a faixa etária de 0 a 5 anos, passando a criança de 6 anos a frequentar o 1º ano do Ensino Fundamental.Visitamos a Escola Pique Aprende e conversamos com a diretora e a coordenadora a respeito do Referencial Curricular. A equipe gestora da promoveu um estudo aprofundado do Referencial com a equipe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vivencia
  • vivencia
  • vivencia
  • Vivencia
  • Vivencia
  • Vivencia
  • vivencia
  • Vivencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!