Vittorio Brecheret Nasceu Em 1894 E Ficou órfão Muito Cedo

719 palavras 3 páginas
Vittorio Brecheret nasceu em 1894 e ficou órfão muito cedo, foi criado em são Paulo pelos irmãos de sua mãe, seus tios, Henrique e Antonina Nani, os pais Augusto Brecheret e Paulina Nani eram italianos. Logo cedo, Brecheret descobriu sua vocação e talento, foi quando começou a fazer bonecos e brinquedos de barro. Menino ainda e ele já era um garoto esforçado, pois trabalhava e estudava todos os dias. No momento em que Brecheret conhece a arte Impressionista e realista do artista Auguste Rodin, ele decide definitivamente que seria um escultor e em 1912 ele entra no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (Laosp), onde desenvolve sua arte desenhando e criando esculturas de madeira.
Brecheret decide voltar para Itália no momento em que percebe sua habilidade anormal, quando o próprio professor confessa não poder mais ensinar nada para ele, e que na Europa poderia encontrar novas formas e técnicas para desenvolver a sua arte. Em 1913, com 19 anos, Brecheret embarca num navio e zarpa para Roma, onde tenta entrar na escola de Belas Artes e não atinge sucesso na prova de admissão.
Então opta por começar a estudar no ateliê de Arturo Dazzi (1881-1966), pintor e escultor famoso italiano da época, que gostava de obras monumentais elaboradas com grande precisão de detalhes e dimensões. Aprofunda-se na arte clássica renascentista, buscando a representação perfeita da anatomia humana e animal na arte de esculpir. Alem de dominar com maestria a escolha do material mais adequado para cada representação.
Conhece a obra de vários artistas revolucionários contemporâneos, que influenciavam grande parte dos estudantes de arte daquele tempo, como Auguste Rodin, Emile Antoine Bourdelle e o escultor eslavo Ivan Mestrovic . Em 1919, quando retorna a São Paulo já é um artista com notável domínio técnico sobre as esculturas, e instala seu primeiro ateliê no palácio das indústrias, no centro da cidade.
Consegue atrair o interesse de artistas modernistas contemporâneos como Di Cavalcanti ,

Relacionados

  • Grande loja
    125357 palavras | 502 páginas
  • Getulio Lira Neto
    231282 palavras | 926 páginas