Vitrais góticos

Páginas: 6 (1310 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
1. INTRODUÇÃO A IDADE MÉDIA E O SURGIMENTO DA ARTE GÓTICA
Por volta do século X o continente europeu estava em crise, o poder real estava enfraquecido dando espaço ao feudalismo, um novo poder distribuído ao dono das terras, intitulados Senhores Feudais. Séculos depois ocorreu uma série de fatos históricos como as cruzadas, a construção das primeiras universidades e o enfraquecimento dofeudalismo. Ainda neste período surge um novo estilo artístico, arquitetônico e cultural, baseado nos estilos romanos, mas que eram combinados com as novas tendências e necessidades: Opus Francigenum (“Estilo Frances”).
A partir do ano 127 já era possível encontrar catedrais portando esse gênero arquitetônico e anos após, o Estilo Francês já se espalhava por toda a Europa medieval, agora conhecido comEstilo Gótico. Anos após, o feudalismo entra em crise dando espaço para o poder real retomar a Europa, com o retorno da monarquia a população adquire mais influência, e para comemorar uma série de fatos e acontecimentos buscavam cada vez mais as igrejas e catedrais para cumprir com suas responsabilidades religiosas e agradecer, contribuindo para a forte influência da igreja perante a sociedade.
Oestilo gótico predominou na Europa no período da baixa idade media no período XIII ao XV. A arquitetura gótica ficou conhecida por ser encontrada com mais freqüência nas grandes catedrais. Durante o período gótico, o poder religioso buscava converter sua importância para as estruturas de igrejas, catedrais e abadias através da grandiosidade dimensional presente na arquitetura gótica. Foramdesenvolvidos alguns elementos que ajudaram nas construções góticas, como o arco de ogiva e de volta-quebrada e a abóbada de cruzaria, que se tornaram as principais características do estilo arquitetônico.
Geralmente, a fachada das estruturas góticas busca seguir a verticalidade e a leveza, e no interior busca um ambiente iluminado, o formato horizontal foi substituído pelo vertical, opção que faziacom que a construção estivesse mais próxima do céu, as paredes passaram a ser mais finas e de aspecto leve, as janelas apareciam em grandes quantidades, às torres eram em formato de pirâmides. Nas esculturas góticas, prevaleceu o realismo, os escultores buscavam dar um aspecto real e humano às figuras retratadas. No tocante a pintura, podemos destacar as iluminuras, os vitrais, painéis e afrescos,observam-se, no século XV, algumas características do renascimento como a busca do realismo, as expressões emotivas e a diversidade de cores, sem contar as abóbadas.
Como o estilo arquitetônico gótico seguia as doutrinas religiosas da época, se fez necessário que as catedrais fossem exuberantemente altas, com grande luminosidade e uma plena continuidade entre o início de seus pilares e o cume desuas abóbadas, as paredes foram perdendo a importância como base de sustentação, passando a serem feitas com materiais frágeis como o vidro. Passaram a ser usados então belos vitrais coloridos dando origem a tão necessitada luminosidade no interior de igrejas e catedrais.
2. OS VITRAIS NAS CONSTRUÇÕES GÓTICAS
O vitral cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, ao povo medieval, as visõesdo Paraíso, a sensação de purificação. Os raios solares são filtrados pelos vitrais e rosáceas, criando no interior da estrutura gótica um ambiente iluminado e colorido, transmitindo aos fiéis religiosos uma sensação de êxtase.
O vitral originou-se no Oriente por volta do século X sendo um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos, que geralmente representa cenas ou personagens, emsua maioria religiosa. Estes vitrais eram fortes características do estilo gótico, utilizados na ornamentação, na maioria das vezes, de igrejas e catedrais, conferindo uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas que eram utilizadas como recurso didático e catequético para a instrução do catolicismo a uma população inculta e analfabeta.
Para se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vitrais
  • Vitral
  • Vitrais
  • Gótico
  • vitrais
  • Góticos
  • Góticos
  • Gotico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!