Vitoriah

611 palavras 3 páginas
Encapsulamento

Encapsular é fundamental para o sistema é o mesmo que ocultar a informação. Porém um objeto encapsula atributos e métodos que podem acessar dados.O encapsulamento protege os atributos do objeto a manipulação de outro objetos,e é uma proteção contra acesso não autorizado.
O encapsulamento é implementado através de seus modificadores de acesso: público, private,protegido e implícito.Então cada método ou atributo podem ser declaradas como pública, privada ou protegida.
Usando o controle de acesso, pode-se controlar como outras classes usarão suas classes. Algumas variáveis e métodos em uma classe serão úteis apenas dentro da própria classe e deverão ficar escondidos de outras que possam interagir com essa classe. Esse processo é chamado de encapsulamento. Um objeto controla o que o mundo exterior pode saber a respeito dele e como o mundo exterior pode interagir com ele.
Em um processo de encapsulamento os atributos das classes são do tipo private. Para acessar esses tipos de modificadores, é necessário criar métodos setters e getters.
Getters: Método que retorna o atributo.
Setters: Método que atribui/modifica o valor de um atributo .
Basicamente, usamos quatro tipos de encapsulamento que são divididos em dois níveis:
Nível de classe ou topo: Quando determinamos o acesso de uma classe inteira que pode ser public oupackage-private (padrão);
Nível de membro: Quando determinamos o acesso de atributos ou métodos de uma classe que podem serpublic, private, protected ou package-private (padrão).
Modificadores de Visibilidade
Para utilizarmos estes modificadores de acesso, basta que nós os digitemos antes do nome da variável, atributo, método, função ou classe, com exceção de package-private, que é entendido como padrão, portanto, é qualquer membro ou classe que não tenha modificador especificado. Public
O modificador public deixará visível a classe ou membro para todas as outras classes, subclasses e pacotes do projeto Java.
Private
O

Relacionados