Vitoria da conquista

Páginas: 6 (1413 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
Introdução
Esse trabalho vem relatando sobre as características geográficas de Vitória da Conquista, uma cidade da região do Sudoeste da Bahia, com destaque para a sua localização geográfica, clima, vegetação e relevo.
Encontra - se aqui também um pouco das suas características econômicas favorecidas pela sua localização geográfica.


VITÓRIA DA CONQUISTA

 A cidadede Vitória da Conquista localizada no Sudoeste da Bahia polariza uma área com um raio de 200 km, onde mora uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes. Por ser dotado da melhor infra-estrutura urbana na região, Vitória da Conquista Com uma renda média de R$ 2.700,00, o Sudoeste contribui com 17% da população do Estado e tem um PIB da ordem de R$ 5 Bilhões, que corresponde a 16% dovalor total da produção baiana. A localização geográfica de Vitória da Conquista privilegia sobremaneira a forma de lidar com estes números. Centro de um cruzamento no sentido Norte-Sul do País (BR-116) e Leste-Oeste do Estado (Ba-262), situada a 134 Km da ferrovia de Brumado (Ferrovia Centro-Atlântica), o que lhe possibilita enorme facilidade de se integrar aos novos sistemas de transporteintermodal (hidroviário do São Francisco / Rio Corrente, para escoamento da soja, ferroviário e rodoviário em direção ao porto de Ilhéus).  
A Região Sudoeste do Estado da Bahia compreende 39 municípios e uma área de 42.542,9 km² que abriga uma população de 1.135.362 (um milhão, cento e cinco mil e trezentos e sessenta edois) habitantes2, o que representa cerca de 10% da população do Estado (IBGE, 2000).
          Do ponto de vista geoeconômico e cultural, a região compreende um total de 156 municípios, tendo Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga como as cidades mais importantes, agregando em seu entorno outros importantes centros agrícolas, minerais, industriais e comerciais, como Boquira, Seabra,Livramento de Nossa Senhora, Guanambi, Brumado, além de outros de menor porte, como Itambé, Macarani, Planalto, Poções, Jaguaquara, Ipiaú, Ubatã, Itororó, Itarantim, Potiraguá, Ibicuí.

O município de Vitória da Conquista compreende onze distritos, possuindo 313.898 habitantes , o que lhe confere ser o terceiro município mais populoso do interior da Bahia. Também merecedestaque que o município teve como base econômica por muitos anos a atividade agropecuária. Todavia, no início dos anos 70 foi implantada a cafeicultura, que foi a principal fonte de desenvolvimento local no período de 1970 e 1987. A rodovia BR 116 (Rio - Bahia) vem contribuindo muito para o desenvolvimento do município. O segmento econômico de maior destaque pelo seu ritmo de crescimento se refereao setor terciário, que corresponde a 50% da renda capitalizada no município e na geração do maior contingente de novos empregos. A prestação de serviços é o setor da atividade econômica que mais cresce no Município de Vitória da Conquista, oferecendo serviços em diversas áreas, a exemplo de transportes, gráficos, comunicações, saúde e educação, os quais vêm se ampliando e diversificando tanto nosetor público como no privado.
        Nos últimos anos as áreas de saúde e educação são importantes vetores de desenvolvimento local. O município oferece vagas do Ensino Fundamental à Pós-Graduação e ainda na Educação Profissional de nível técnico. A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB) é a principal instituição educacional da Região. Foram implantadas nos últimos oito anos trêsfaculdades privadas e um campus avanço da Universidade Federal da Bahia (UFBA).





Geografia

Localização geográfica
O município de Vitória da Conquista está localizado nas coordenadas geográficas 40°48’00” - 40°49’00 W. e 14°49’00 - 14°55’00 S. . Segundo o censo de 2002 do IBGE possui uma população de 262.494 hab.




Clima
Vitória da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prostituição em Vitória da Conquista
  • Comitê Regional de Vitória da Conquista
  • Vitória da Conquista História
  • História de Vitória da Conquista
  • VITORIA DA CONQUISTA 2009
  • cultura secular e evangelica de vitória da conquista
  • historia de vitoria da conquista primeiros habitantes
  • ANÁLISE DE MERCADO IMOBILIÁRIO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!