Vitor para educaçao

Páginas: 62 (15348 palavras) Publicado: 20 de março de 2013
Educação como Exercício do Poder:
implicações para a prática escolar democrática
Vitor Henrique Paro*
Neste artigo estudaremos a relação entre poder e educação1. Acreditamos que a compreensão da educação como exercício do poder pode trazer maior clareza sobre como se efetiva o processo pedagógico, contribuindo para sua maior eficácia, além de facilitar a concepção de uma prática escolar maisdemocrática e de uma organização da escola mais condizente com essa prática. Comecemos por examinar o que significa tomar a educação como exercício do poder, o que exige de imediato tornar mais claro o significado desses dois termos: poder e educação.
Educação
Para uma compreensão mais ampla e profunda da educação é preciso, preliminarmente, considerar os usos comuns do termo com vistas adiferenciá-los do significado mais rigoroso que pretendemos lhe dar. Na linguagem comum, educação é normalmente associada a ensino, quer para servir-lhe de sinônimo, quer para dele diferenciar-se. O uso diferenciado se dá, em geral, no senso comum, quando se associa a educação ao campo dos valores e das condutas, aquela por meio da qual se propicia ao educando formação moral e disposição à prática dosbons costumes e associa o ensino à passagem de conhecimentos e informações, contidos nas disciplinas teóricas ou nas ciências de um modo geral e que são úteis para a vida em geral ou para o exercício de uma ocupação. Nesse modo diferenciado de entender a educação e o ensino, a primeira é geralmente imputada ao lar ou ao seio da família e o segundo é atribuído à escola. Na conversa com pais dealunos, e mesmo com professores, se costuma ouvir que a educação se dá em casa e que na escola é o lugar da instrução (outro nome dado ao ensino para enfatizar seu caráter mais instrumental). Mas esses dois termos são também usados generalizadamente como sinônimos tanto no senso comum quanto nos meios acadêmicos, quando, por exemplo, se diz indiferenciadamente “educação básica” e “ensino básico”, parareferir-se a questões ligadas a esse nível de ensino (ou de educação), ou quando se diz, indistintamente, “sistema de ensino” e “sistema de educação”, “ensino pré-escolar” e “educação pré-escolar” etc.
Mas o que é mais importante na concepção de educação do senso comum não é se o termo é ou não utilizado como sinônimo de ensino, mas a forma anticientífica como se concebe a maneira pela qual aeducação (ou o ensino) se realiza. Para a imensa maioria das pessoas a aparência da relação entre dois indivíduos que se comunicam é que acaba por prevalecer, e se acredita que educação (ou ensino) é a simples passagem de conhecimentos e informações de quem sabe para quem não sabe. Mesmo quando se trata de desenvolvimento de condutas e de aquisição de valores, a forma de educar consistepredominantemente na passagem verbalizada (oral ou escrita) de conhecimentos e de informações de quem educa para quem é educado. Nesse processo, o mais importante é o conteúdo a ser transmitido, aparecendo o educador como simples provedor dos conhecimentos e informações e o educando como simples receptáculo desses conteúdos. O que conta é o conteúdo, que pode ser mais ou menos rico, dependendo de suaquantidade e qualidade. Ao mesmo tempo, o conteúdo é visto como totalmente independente da forma, ou do método de ensino. Este, o método de ensino, por sua vez, ignora completamente as características e condições tanto de educador quanto de educando. Tanto um quanto o outro ficam como que “abstraídos” do processo. O papel do educador, de quem se espera que detenha o conhecimento, é o de apresentar, ou deexpor determinado conteúdo ao aluno que, por sua vez, tem como obrigação esforçar-se por compreender e reter aquele conteúdo. O método de ensino (qualquer ensino) acaba reduzido, ao fim e ao cabo, a uma apresentação ou exposição de conhecimentos e informações, sem qualquer consideração pela subjetividade de educador e de educando. Por isso, em lugar de levar em conta os três elementos do processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é educaçao fisica- vitor marinho
  • O que é educação física
  • O que é educação física vitor marinho de oliveira
  • Resenha do livro o que é educação física de vitor marinho
  • Resenha do livro o que é educação física de vitor marinho
  • Problemática
  • vitor
  • Vítor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!