vitimologia

Páginas: 37 (9009 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
2.1 A origem da Vitimologia

A vítima começou a ter importância para o contexto criminal, e principalmente para a Criminologia, quando o Direito Penal fez uma análise profunda entre crime, criminoso e pena. (FERNANDES; FERNANDES, 2010)

Ainda os mesmos autores do parágrado acima discorrem:

As primeiras manifestações formais sobre a vítima, sua tragédia e a desdita de seus dependentes oufamiliares foram levantadas por Etiene de Greef e Wilhem Saver. Na cronologia dos estudos acerca da vítima quem figura como pioneiro é o criminologo Hans Von Henting, que dela se ocupou com razoável abrangência, inclusive aludindo o binômio delinquente-vítima em seu livro The criminal and victim, editado na década de 1940 [...]

Antonio Beristain afirma que a vitimologia surgiu com a reação damacrovitimição da II Guerra Mundial e em resposta aos judeus ao holocausto, a partir de 1945. (BERISTAIN, 2000)

Jesus Nagib Beschizza Feres elenca sobre a origem da vitimologia:

“A História da Vitima se deu em três fases. A primeira foi a fase da vingança privada e da justiça privada, também conhecida como “idade de ouro” da vítima, sendo que tal período marcou profundamente a civilização, pois foineste momento em que o vitimizado deteve em suas mãos a garantia de escolher a forma que seria solucionado o problema decorrente do delito, ou seja, lhe era facultado o direito de vingança ou de compensação em relação ao seu agressor . Considerando essa vingança como uma forma de resposta à agressão, estava baseada em impor ao algoz punições físicas, retirada de seus bens materiais, podendo chegar atéà sua morte. Esses direitos concedidos às vítimas nos primórdios da existência do direito tinham, além da finalidade de proporcionar ao ofendido uma satisfação pessoal, o propósito primário de fazer que voltasse a prevalecer a paz originária da coletividade que fora conturbada em decorrência da prática do fato criminoso.” (BESCHIZZA, 2009)

Neste sentido Edmundo Oliveira explica:

“A vitimologiasurgiu exatamente do martírio sofrido pelos judeus nos campos de concentração comandados por Adolf Hitler, sendo reconhecido como fundador da doutrina Vitimológica o notável advogado israelita Binyamin Mendelsohn, Professor Emérito da Universidade Hebraica de Jerusalém. Como marco Histórico, Mendelsohn pronunciou na Universidade de Bucareste, em 1947, sua famosa conferência Um Horizonte novo naCiência Biopsicossocial: A Vitimologia” (OLIVEIRA, 2003, p.9).

Em seu artigo João Felipe da Silva diz:

Questão interessante à época após a Segunda Guerra Mundial era procurar entender ou mesmo imaginar as razões pelas quais 06 (seis) milhões de judeus foram submetidos ao tratamento desumano, cruel e, por que não monstruoso a eles imposto pelo governo alemão e seu braço armado, a elite doexército hitleriano, chamada de SS. (SILVA, 2013)

Sobre o extermínio das vítimas na Segunda Guerra Mundial, discorre PIERRE:

“O balanço do extermínio dos judeus na Europa durante a Segunda Guerra Mundial atinge números que desafiam a imaginação. Seis Milhões de judeus, do total de 9 milhões e meio no fim do ano de 1939, morreram de privações, de doença ou foram chacinados...As baixas alemãs,responsáveis por este hecatombe continental, elevaram-se a cerca de 07 milhões, ou seja, 9 por cento da população (78 milhões)”. (PIERRE, 1980, p.28).

Beristain discorre sobre o surgimento a vitimologia:

Em Israel, no ano me 1973, foi criado o 1º Simposio Internacional de Vitimologia, supervisionado pelo chileno Israel Drapkin, foi então que os estudos referentes a vitimologia ganharam impulso, buscavamtraças perfis de vítimas potenciais, verificando a intereção com o direito penal, psicologia e psiquiatria. (BERISTAIN, 2012, pag. 76)


2.1.1 Evolução da vitimologia

Nas últimas décadas a vitimologia tem apontado grande avanço para a ciência criminológica. Segundo H. Arnold, esses estudos pretendem e podem atingir fins políticos. (BERISTAIN, Antonio. 2000)

Segundo Kosovski a vitimologia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vitimologia
  • Vitimologia
  • vitimologia
  • Vitimologia
  • Vitimologia
  • VITIMOLOGIA
  • VITIMOLOGIA
  • Vitimologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!