Vitimas Algozes

Páginas: 3 (591 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
O livro Vitimas Algozes de Joaquim Manuel de Macedo foi escrito na segunda metade do século XIX, período que antecede a abolição da escravidão, e tem como tema a questão do escravo brasileiro.Diferente de outras obras com mesma temática, o livro “Vitimas Algozes” aparenta mostrar a questão do negro verdadeiramente. As três narrativas: “Simeão, o Crioulo”, “Pai-Raiol, o feiticeiro” e “Lucinda,a mucama”, possuem protagonistas que assumem posição de vitimas quanto de algozes, entenda essa dualidade em cada personagem principal:
A primeira história é a de “Simeão, o Crioulo”: Simeãoperde a mãe muito cedo, e acaba sendo criado pelos senhores de engenho. Até certa época ele teve regalias que o faziam parecer filho dos senhores, deixando a ideia de ser escravo de lado. Depois de certaidade lhe é negada certas regalias, porém continuou sendo tratado como filho, não conhecendo a real função de um escravo, o trabalho. Quando completara 20 anos ele criou a expectativa de seralforriado o que não aconteceu e como consequência Simeão foi consumido por um ódio àquela família que antes o acolhera e alimentou tramando com um comparsa o assassinato dos mesmos. Ou seja, de um pobregaroto órfão acolhido por seus patrões à um ladrão, atrevido, dissimulado e assassino de seus pais adotivos.
A segunda é de “Pai-raiol, o feiticeiro”: Esméria, uma bonita e jovem mulata, e Pai-raiol, umnegro desfigurado são comprados por Paulo Borges, um rico fazendeiro. Esméria acaba tendo um caso com Borges que deixa escancarado a situação, e ela compete diretamente com a sinhazinha Teresa. Aospoucos ela envenena toda a família de Paulo, inclusive ele mesmo, porém somente os filhos e a esposa morrem. Além disso, a negra dissimulada convence Tio Alberto de que o culpado de tudo que estavaacontecendo foi o Pai-raiol, os dois brigam e o feiticeiro morre. Tio Alberto é alforriado. E Esméria presa, pois Lourença a denúncia para Borges. Devido ao sua impensada ação de trocar a esposa por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro vitimas algozes
  • Literatura
  • Fichamento
  • Vitimas
  • Algozes de Deus
  • Múltiplas vítimas
  • vitimas de queimadura
  • O Direito da Vítima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!