Vitaminas

Páginas: 11 (2601 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

Vitaminas:

Lipossolúveis:
(solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).
Vitamina A:
Axeroftol.
Funções: Combate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina.
Deficiências e toxicidade: A deficiência acarreta problemas de visão (xeroftalmia), secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculosrenais, infecções secundárias, imunodepressão, diminuição do crescimento. Toxidade associada com dores abdominais, vômitos, diarréia, amenorréia, alopecia, dores nos osso, astenia, fadiga, cefaléias, hepatoesplenomegalia, síndrome de pseudo tumor cerebral (hidrocefalia), dores articulares, pruridos, anorexia, vertigens, letargia.
Fontes: Fígado de aves, animais e cenoura, melão, óleo de fígado debacalhau, gema de ovos, pêssego, espinafre, caju, abacate, etc..


Vitamina D:
Calciferol.

Funções: A principal função da vitamina D é facilitar a absorção do cálcio, diminuindo o risco de doenças ósseas e cardíacas.Ela ainda: Ajuda a emagrecer, ajuda no crescimento, fortalece dentes e ossos, ajuda na hipertrofia, diminui a acne e melhora a fertilidade.
Deficiências e toxidade: Asdoenças causadas pela falta de vitamina D no organismo podem ser: Raquitismo, oesteomalácea, osteoporose, alterações ósseas importantes, como baixa estatura e pernas tortas e fragilidade dentária.
Os efeitos nocivos relacionados ao excesso de vitamina D no organismo são o aumento de cristais de cálcio na corrente sanguínea. Isso pode gerar doenças renais, gota e até mesmo doenças cardíacas.
Fontes:Óleo de peixe, fígado, gema de ovos, cereais enriquecidos, Leite e seus derivados, Arenque, salmão, sardinha e camarão. A vitamina D é produzida pela pele quando o indivíduo fica diretamente exposto ao sol.

Vitamina E:
Tocoferol.

Funções: A vitamina E está relacionada a terapias anti-envelhecimento, atua como agente antioxidante. Ela é indicada para mulheres em tratamento para engravidar, nosentido de evitar abortos. Também melhora a absorção da vitamina A.
Deficiência e toxidade: A carência da vitamina E está relacionada a problemas do aparelho reprodutor do homem e da mulher, distrofias musculares, anemia macrocítica, em bebês mal nutridos, dificuldades visuais e alterações neurológicas.
Os efeitos tóxico, são raros e podem ser irritação na pele, após aplicação tópica, ou irritaçãono local da injeção intramuscular.
Fontes: Azeite, milho,frutos secos (amêndoas, avelã, amendoim), castanha do Pará, semente de girassol, etc..

Vitamina K:
Filoquinona.
Funções: A vitamina K ajuda na coagulação do sangue evitando hemorragias, na cicatrização e na reposição de nutrientes dos ossos além de ajudar na prevenção de tumores e doenças do coração.
Ela é usada pelo organismo para asíntese dos fatores responsáveis pela coagulação sanguínea. Também previne osteoporose e ativa a osteocalcina (importante proteína dos ossos).
Deficiência e toxidade: A falta de vitamina K pode ocorrer em casos de problemas na absorção intestinal mais comumente, e pode resultar em risco de hemorragia, calcificação da cartilagem, má formação dos ossos ou depósito de sais de cálcio na parede dasartérias.
Toxidade, no adulto, associada à maior incidência de processos tromboembólicos. Nos recém nascidos, icterícia.
Fontes: Fígado de porco, presunto, salsicha, carnes, ovos, Batata inglesa, batata doce, mandioca, milho, chá preto, chocolate, Mamão, uva, passas, melão, banana, laranja, ameixa, coco, abacate, kiwi, feijão, soja, laticínios, etc..

Hidrossolúveis:
(Solúveis em água. Sãoabsorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas).

Vitamina B1:
Tiamina.

Funções: Vitamina essencial para o metabolismo energético, ou seja para que as células sejam capazes de transformar o açúcar do sangue em energia.
Deficiência e toxidade: Os sintomas iniciais da deficiência são fadiga, irritabilidade, déficit de memória,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vitaminas
  • Vitaminas
  • Vitaminas
  • vitaminas
  • vitaminas
  • VITAMINA A
  • vitaminas
  • vitaminas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!