Vitaminas e Sais Minerais

Páginas: 23 (5585 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2015
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITOS 4
2.1 Tipos de Vitaminas e Nomenclaturas 15
2.2 Funções das Vitaminas

3. SAIS MINERAIS 20
3.1 A importância nos processos químicos nos sais minerais 25

REFERENCIAS 26


















1 INTRODUÇÃO

A palavra vitamina foi registrada em 1911 por Casimir Funk, este bioquímico conseguiu isolar uma substância que prevenia ainflamação dos nervos (neurite) em galinhas criadas com uma dieta deficiente nessa substância. Deu o nome de vitamina porque acreditava que era essencial para a vida (vital) e que, quimicamente, era uma amina. Mais tarde foi reconhecido que as vitaminas não têm de serem necessariamente aminas.

As vitaminas são substâncias orgânicas que são necessárias, em quantidades muito reduzidas, para muitosdos processos essenciais do nosso organismo geralmente, apenas são necessários alguns miligramas (mg) ou microgramas (µg) por dia, mas estas quantidades são essenciais para a saúde, a maioria das vitaminas não podem ser sintetizadas pelo nosso corpo, por isso têm de ser obtidas a partir da alimentação.

As exceções são:
Vitamina D (sintetizada a nível cutâneo);
Vitamina K (síntese a partir daflora bacteriana intestinal, proporcionando grande parte das necessidades diárias);
Niacina (síntese no fígado, a partir do aminoácido triptofano);
Riboflavina (síntese a partir da flora bacteriana do intestino grosso);
Biotina (síntese a partir da flora bacteriana do intestino grosso);

As vitaminas podem ser dividas em dois grupos, de acordo com a sua solubilidade:
Vitaminaslipossolúveis, se forem solúveis em gordura (lipídios). Este é o caso das vitaminas A, D, E e K;
Vitaminas hidrossolúveis, se forem solúveis em água. Este grupo inclui a vitamina C e vitaminas do complexo B: B1, B2, B3, B5, B9 e B12.

Algumas vitaminas são co-factores em atividades enzimáticas, algumas são antioxidantes (ajudam a proteger o corpo dos danos adjuvantes da presença do oxigênio) e uma(vitamina D) é uma pro-hormona. Cada uma das vitaminas desempenha uma função específica, apesar de muitas vezes as suas ações se complementarem. Podem também interagir com outros nutrientes, como os minerais, os hidratos de carbono e as proteínas. Assim, e resumidamente, as vitaminas asseguram o funcionamento adequado do organismo, em todos os aspectos. Por isso, são essenciais para crescimento e para asaúde. As quantidades de vitaminas que o nosso organismo necessita variam de acordo com as vitaminas.
2 CONCEITOS

As vitaminas formam um grupo de compostos quimicamente diferentes com varias funções no corpo, as vitaminas são compostos orgânicos necessários para a manutenção da saúde normal e da integridade metabólica, são necessárias em quantidades muito pequenas por dia, portanto, podem serdiferenciadas dos ácidos graxos e dos aminoácidos essenciais, que são necessários em maiores quantidades ao dia.

2.1 Tipos de Vitaminas e Nomenclaturas

Vitamina A
A Vitamina A, é a primeira a ser descoberta, inicialmente era um fator nutricional essencial para o crescimento. Esta vitamina participa da visão, como o grupo prostético das proteínas sensíveis à luz na retina, e tem o papelimportante na regulação da expressão do gene e da diferenciação tecidual. Sua deficiência é um problema importante da saúde pública em grandes áreas do mundo.

Tem dois tipos de compostos que tem atividade de vitamina A: retinol, retinaldeido e: ácido retinóico (vitamina A pré-formada): e vários carotenos e compostos afins (coletivamente conhecidos como carotenóides), que podem ser clivados poroxidação fornecendo retinaldeído, retinol e ácido retinóico. Os carotenóides podem ser clivados para fornecer retinaldeido são conhecidos como carotenóides da pró-vitamina A.
FIGURA 1 - Principais componentes de vitamina A e os caratenoiedes ativo da vitamina A


Vitamina D
Vitamina D não é estritamente uma vitamina, pois pode ser sintetizada na pele e, na verdade, na maioria das condições a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vitaminas e sais minerais
  • Vitaminas e sais minerais
  • Vitaminas e sais minerais
  • VITAMINAS E SAIS MINERAIS
  • Vitaminas E Sais Minerais
  • vitaminas e sais minerais
  • Vitaminas e sais minerais
  • Vitaminas e Sais Minerais.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!