VITAMINAS E SAIS MINERAIS

Páginas: 5 (1209 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
ETEC POLIVALENTE DE AMERICANA

INGRID FERNANDES
ISABELLA DIAS
LARYSSA ALMEIDA
WILLIAM HATAMOTO

VITAMINAS E SAIS MINERAIS
AMERICANA
2012
INGRID FERNANDES
ISABELLA DIAS
LARYSSA ALMEIDA
WILLIAM HATAMOTO
VITAMINAS E SAIS MINERAIS
AMERICANA
2012
INTRODUÇÃO
As vitaminas e os sais minerais são importantes fatores que ajudam o metabolismo a se desenvolver, contribuindo assimpara uma melhor qualidade de vida e duração da mesma. Este trabalho apresenta a descrição das vitaminas e sais minerais, assim como seus benefícios e males ajudando assim o leitor ter melhor conhecimento a respeito.
VITAMINAS
As vitaminas são divididas em dois grupos, as que se dissolvem em água e as que se dissolvem em gordura. As que se dissolvem em água são do complexo B (B1, B2, B3, B6, B9,B12, ácido pantotênico e niacina), mais a vitamina C encontrados em alimentos ricos em água como frutas e vegetais. As que se dissolvem em gorduras, são: A, D, E e K, encontrados em alimentos gordurosos. Todas são igualmente fundamentais.
Para que os alimentos não percam seu valor vitamínico é preciso ter certos cuidados , pois certas vitamonas são facilmente destruídas, uma regra geral parapreservar o valor vitamínico de verduras e legumes é consumi-los crus ou levemente cozidos em pequena quantidade de agua e só devem ser cortados no momento de ser servidos para evitar a oxidação destrutiva de suas vitaminas pelo ar.
As vitaminas costumam ser classificadas em hidrossoluveis e lipossolúveis. A importância dessa classificação esta relacionada ao modo como as vitaminas devem ser ingeridase a seu armazenamento no organismo.
Vitaminas Hidrossolúveis
São substancias polares e dissolverem-se em a gua, são armazenadas em quantidades pequenas no corpo e devem ser ingeridas diariamente.
Vitaminas Lipossolúveis
São substancias apolares e dissolverem-se em lipídios e em outros solventes orgânicos, são armazenadas no tecido adiposo e não precisam ser ingeridas diariamente.
EXCESSO DEVITAMINAS
Consumir algumas vitaminas em excesso também pode ser ruim para o organismo. Dor de cabeça, vômitos e até sintomas de intoxicação estão relacionados ao abuso desses nutrientes. Ter uma alimentação balanceada é o segredo para suprir todas as necessidades diárias de vitaminas e minerais. As vitaminas não são produzidas pelo organismo e precisam ser adquiridas por meio da ingestão dealimentos como frutas, verduras, legumes, carnes e lacticínios.
Alimentos ricos em vitamina C
As frutas frescas e vegetais são boas fontes de vitamina C. A vitamina C é essencial para a formação do colágeno, que é importante para o crescimento, é necessária para aumentar a absorção de ferro presente nos alimentos e reparo dos tecidos do corpo.
Alimentos ricos em vitaminas B
A tiamina éencontrada tanto em alimentos animais quanto em vegetais. Boas fontes são a carne de porco, nozes, ervilhas e feijão. As vitaminas B são necessárias para que o corpo possa transformar os carboidratos, as gorduras e as proteínas em energia e utilizá-los com a finalidade de formar e reparar os tecidos corporais.
Alimentos ricos em vitamina B2
Também conhecida como riboflavina, à vitamina B2 é encontradana carne, frango, peixe, aspargo, espinafre, lacticínios e fígado.
Alimentos ricos em vitamina B6
A piridoxina é encontrada no fígado, peixes, frango, porco, ovos, amendoins e soja. É essencial para o funcionamento normal dos nervos.
Alimentos ricos em ácido fólico
As principais fontes de ácido fólico são os vegetais de folhas verdes, extrato de leveduras e fígado. Ele é necessário para aformação das células vermelhas do sangue.
Alimentos ricos em vitamina A
O betacaroteno, que é convertido em vitamina A no corpo, está presente nos vegetais e frutas amarelo-laranja e verde escuro. A vitamina A é necessária para formar e manter saudáveis os tecidos de todo o corpo, em particular dos olhos, da pele, dos ossos e os tecidos dos aparelhos respiratório e digestivo. Também é de grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vitaminas e sais minerais
  • Vitaminas e Sais Minerais
  • Vitaminas e sais minerais
  • Vitaminas e sais minerais
  • Vitaminas E Sais Minerais
  • vitaminas e sais minerais
  • Vitaminas e sais minerais
  • Vitaminas e Sais Minerais.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!