vitaminas e sais minerais

Páginas: 15 (3652 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2014
Os Sais Minerais são elementos químicos em forma de íons (elementos químicos no seu estado livre). Eles são necessários ao corpo por serem responsáveis pelo bom funcionamento do metabolismo, ou seja, as trocas de substâncias contidas nas células dos seres vivos. Sem o bom funcionamento do metabolismo, o corpo não reage de forma eficiente no combate às doenças e a cicatrização dos ferimentos, porexemplo. Os Sais Minerais são nutrientes que fornecem substâncias importantes como sódio, potássio, cálcio e ferro e etc. Encontramos sais minerais na água, nas frutas, nos legumes, nas verduras, nos frutos do mar, no leite e em diversos outros alimentos.

Sais minerais como o Sódio e o Potássio regulam a quantidade de água no organismo, além de atuar nas funções do sistema nervoso e nacontração muscular. O Sódio é encontrado no sal de cozinha e o Potássio em frutas como banana e laranja, entre outras.
Os sais de cálcio e de fósforo entram na composição dos dentes e dos ossos. O leite e seus derivados, como o queijo e o iogurte, fornecem esses minerais.
O ferro está presente nas hemoglobinas do sangue (proteínas que auxiliam na defesa imunológica do organismo) e podem ser encontrado emsais que estão presentes na beterraba, no brócoli, na couve, no feijão e etc. A falta de ferro causa anemia ferropriva.
Índice [esconder]
1 Ferro
2 Fósforo
3 Magnésio
4 Zinco
5 Potássio
6 Sódio
7 Flúor e outros minerais
8 Ver também
Ferro[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Ferro
O Ferro é um elemento de origem mineral e que pode se manifestar nos alimentos em duasformas químicas diferentes. Existe o ferro “não hemínico”, ou ferro “não heme” (também denominado por vezes de “inorgânico”), que se encontra presente nos vegetais, leite e ovos. Estes alimentos só contêm este tipo específico de ferro, embora na carne e no peixe o ferro “não heme” constitua cerca de 65% do total. O ferro “heme”, “hemínico” ou orgânico só se encontra na carne e no peixe,constituindo 35% do total de ferro contido nestes alimentos.

O ferro, independentemente do seu tipo, seja ferro “heme” ou ferro “não heme”, possui uma taxa reduzida de absorção. As taxas variam conforme o tipo, mas a absorção nos vegetais em geral é de 10%, do peixe cerca de 15% e da soja e seus derivados cerca de 20%. O tipo de alimento que apresenta uma maior taxa de absorção de ferro é o grupo dascarnes, registando-se 30% de absorção efectiva. Existe o mito que o ferro da carne é melhor que o ferro de origem vegetal, embora este fato não seja correto. Isto porque o organismo não consegue distinguir, uma vez absorvido, se o ferro proveio de vegetais ou carne, sendo ambos os tipos aproveitados metabolicamente. O que acontece é que, como se demonstrou, a taxa de absorção do ferro da carne, oferro “heme” é superior ao ferro vegetal, o ferro “não heme”, embora seja mais prejudicial ao coração. A vitamina C aumenta a absorção do ferro “não heme”. Já o cálcio, os oxalatos das verduras, fitatos dos cereais, os polifenóis ou taninos do chá e até certos alimentos de origem vegetal podem prejudicar a absorção de ferro, caso estejam presentes em excesso. OFerro é o principal componente dahemoglobina, molécula que permite a absorvição e o transporte de oxigênio pelo corpo, a sua falta pode causar problemas relacionados a respiração celular.

Principais fontes:

Carnes;
figado;
Frango;
Ovo;
Fósforo[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Fósforo
Atua na formação dos dentes e ossos; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular, junto com o cálcio e com avitamina D combatem o raquitismo.
Fósforo tem um papel importante na produção de energia juntamente com o cálcio. A energia química do corpo é armazenada em combinações de fosfato de alta energia.
O elemento fósforo é altamente venenoso, mas não é tóxico quando ingerido como fosfato na dieta.

Principais fontes:

Carnes;
Porco;
Frango;
Repolho.
Magnésio[editar | editar código-fonte]...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vitaminas e sais minerais
  • Vitaminas e Sais Minerais
  • Vitaminas e sais minerais
  • Vitaminas e sais minerais
  • VITAMINAS E SAIS MINERAIS
  • Vitaminas E Sais Minerais
  • Vitaminas e sais minerais
  • Vitaminas e Sais Minerais.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!