Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis

Páginas: 14 (3254 palavras) Publicado: 26 de março de 2013
VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS E LIPOSSOLÚVEIS

Vitaminas Hidrossolúveis
São solúveis em compostos polares. As vitaminas hidrossolúveis são a C e a família do complexo B. Estas têm menos problemas na absorção e transporte. Não podem ser armazenadas, exceto no sentido geral de saturação tecidual. As vitaminas B funcionam principalmente como coenzimas no metabolismo celular. A vitamina C é um agenteestrutural vital. As Vitaminas Hidrossolúveis são solúveis em água, são difíceis de armazenar porque o excesso é eliminado pela urina. Essas substâncias são solúveis no plasma sanguíneo e por isso não necessitam de compostos carregadores.
- Via metabólica das vitaminas hidrossolúveis
Ingestão
Absorção
Corrente sanguínea
Transportadas levemente ou carreadas por proteínas
Urina
Complexo B
OComplexo B compreende diversas substâncias que apresentam a característica de se diferenciarem em sua estrutura química, em suas ações biológicas e terapêuticas e no teor de suas necessidades nutricionais. A característica em comum é que são hidrossolúveis e de suas fontes habituais representadas pelo fígado e as leveduras.
Entre os membros desse grupo, sobressaem-se não só pelas pesquisas járealizadas no campo de sua estrutura química, fisiologia, ações farmacológicas e seus usos terapêuticos a tiamina, riboflavina, niacina, cianocobalamina, piroxidina, ácido fólico e ácido pantotênico, além de outras de menor importância nutricional e que face aos estudos até hoje realizados não apresentam certas características para poderem ser consideradas vitaminas.
Vitamina B1: Tiamina
A vitaminaB1 foi a primeira do complexo B a ser descoberta. O beribéri, a doença que a sua falta provoca, aumentou no século XIX, na Ásia, ao começar a produzir-se o arroz polido. Em 1880, o almirante da marinha japonesa Takaki provou que a causa do beribéri era alimentar, combatendo a doença mudando a dieta dos marinheiros. Em 1897 Eijkman, um médico holandês em Java (Indonésia) observou que o pó dopolimento do arroz, se diluído em água e dado aos doentes com beribéri, os curava. Em 1936 a vitamina B1 foi isolada e foi batizada com o nome de tiamina. Ajuda nos processos de metabolismo (que são as transformações dos alimentos que ingerimos) dando-nos a energia de que precisamos.
Onde se encontra: Ervilhas, feijão, arroz integral, pão integral, cereais integrais, carne de porco, fígado, rins,nozes, peixe e gema de ovo. Mesmo em doses elevadas, a tiamina não é tóxica. O excesso é eliminado pelos rins.
Características químicas:
A tiamina é comercializada como cloridrato de cloreto, mononitrato, bromidrato de brometo e napadisilato.
Cloridrato de Tiamina: Pó cristalino branco, ou cristais brancos, com leve odor de levedura. No estado de anidro é estável ao calor, mas quando exposto aoar absorve 4% de água e oxida-se. Por esta razão deve ser armazenado em recipientes herméticos e opacos. Sua solução aquosa é estável em meio ácido, mas no pH 5 ou 6 a tiamina é inativada por cisão química. Com permanganato ou ferrocianeto de potássio alcalino produz tiocromo, um produto fluorescente de cor azul intenso: esta reação é usada em ensaios colorimétricos da tiamina.
Terapêutica
Viasde administração:oral e parenteral.
Formas farmacêutica: cápsulas, comprimidos, solução injetável e xarope.
Dose Diária Recomendada
0,2 – 1,4 mg∕dia, dependendo da idade e gênero.
Vitamina B2: Riboflavina
Até 1879, já tinham sido isolados dos alimentos uma série de compostos amarelados a que foi dado o nome de flavinas. Verificou-se que uma parte se modificava com o calor (chamou-se lheB1) e que a outra era estável ao calor (chamou-se lhe B2). Ajuda nos processos de metabolismo dando-nos a energia de que precisamos. Onde se encontra: Cereais em grão, levedura de cerveja, leite, carne, ovos, fígado e verduras. A falta dessa vitamina pode causar inflamações bucais, ardor nos olhos, pele seca, sensibilidade à luz, depressão, letargia e histeria. Mas as carências de vitamina B2...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis
  • VITAMINAS LIPOSSOLUVEIS E HIDROSSOLUVEIS
  • vitaminas Lipossolúveis e Hidrossolúveis
  • Vitaminas Hidrossolúveis e Lipossolúveis
  • Vitaminas hidrossolúveis e lipossoluveis
  • Vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis
  • Vitaminas Lipossolúveis e Hidrossolúveis
  • Vitaminas Hidrossoluveis e Lipossoluveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!