Vitaminad2 1

323 palavras 2 páginas
CSP – Vitamina D

Colégio São Paulo – Turma 214
Grupo: Daniel, Douglas, Marcos, Matheus Greca e Ramon.

O quê é a Vitamina D?

Vitamina D é um grupo de pró-hormônios lipossolúveis, sendo que as duas formas principais são a vitamina D2 e vitamina D3.

Vitamina D2

A vitamina D2 é muito encontrada em alimentos como o leite, ovos, cereais, pães e peixes como o arenque, atum, cavala, sardinha e salmão.
A vitamina D2 não é uma forma natural no organismo humano, cabendo as plantas e outros animais sintetizá-la. Além disso, a vitamina D2 não é tão facilmente absorvida pelos receptores no corpo, resultando em menos efeitos positivos quanto a vitamina D3.

Vitamina D3

Traz mais benefícios para o corpo, vez que regula o nível de cálcio e fósforo no sangue, sendo vital para o desenvolvimento e crescimento dos ossos. A vitamina D3 pode ser armazenada no tecido adiposo até que o organismo veja que é necessário utilizá-la.

Funções da Vitamina D.
* Regula os níveis de cálcio e fósforo no organismo promovendo sua absorção dos alimentos nos intestinos e a reabsorção de cálcio nos rins.
* Promove a formação óssea e mineralização, sendo essencial para um esqueleto forte. Porém, em níveis muito altos, promove a reabsorção dos ossos. * Afeta o sistema imunológico promovendo a imunossupressão, fagocitose e atividade anti-tumor.

Falta de Vitamina D
A deficiência de vitamina D pode causar várias doenças dos ossos como:
* Raquitismo - doença infantil caracterizada pelo crescimento impedido e deformidade dos ossos longos.
* Osteomalacia - desordem que enfraquece os ossos e ocorre exclusivamente em adultos caracterizada pela fraqueza muscular proximal e fragilidade óssea.
* Osteoporose - condição caracterizada pela redução da densidade mineral dos ossos e fragilidade óssea.

Excesso de Vitamina D

Os primeiros sintomas de intoxicação com vitamina D são perda do apetite, náuseas e vómitos, seguidos por sede excessiva, aumento da emissão de urina, fraqueza, nervosismo e hipertensão

Relacionados