Vitamani

1822 palavras 8 páginas
Nutrição Aplicada A Enfermagem
Estudo Dirigido

1-Questão vitaminas lipossolúveis
Vitamina A
A vitamina A é conhecida também como retinol, é uma substância responsável pela integridade da pele, revestimento dos pulmões, intestino, trato urinário e também da retina ocular.
A deficiência dessa vitamina provoca a cegueira noturna, doença que diminui a capacidade visual, podendo inclusive levar à cegueira permanente. Outros sintomas da carência de vitamina A são o endurecimento dos revestimentos dos pulmões, intestino e do trato urinário, além de aumentar da susceptibilidade da pele à infecções. Em alguns, casos a anemia pode ser explicada pela carência de Vitamina A na alimentação.
O tratamento dos sintomas baseia-se na administração de suplementação vitamínica, e a prevenção da carência se faz com uma alimentação variada.
O excesso de vitamina A pode ser tóxico, apresentando inicialmente sintomas como sonolência, irritabilidade, cefaléia e vômito. Cabelo escasso e áspero, a queda parcial das sobrancelhas, as rachaduras labiais e a pele seca e áspera, podem ser também sinais de intoxicação crônica.
Os sintomas desaparecem 4 semanas após a interrupção do uso do suplemento de vitamina A.
Alimentos ricos em Vitamina A óleo de fígado de peixe fígado bovino gema de ovo manteiga creme de leite vegetais de folha verde vegetais e frutas de coloração amarelada óleo de palma-vermelha
A dose diária recomendada de vitamina A é de 900 microgramas. Vitamina D
O que é A Vitamina D, também conhecida como Calciferol, Ela é obtida através da ingestão de alguns alimentos e também através da transformação do colesterol pelas radiações solares.
A vitamina D pertence às vitaminas conhecidas como lipossolúveis,
D3 (colecalciferol), de origem animal e a vitamina D2 (ergosterol), de origem vegetal.
Nome científico: calciferol
NUTRIENTES QUE CONTÊM VITAMINA D
- óleo de fígado de bacalhau, peixe oleosos, gema de ovo,...Para a síntese da vitamina D3,

Relacionados