visões socioambientalista e dermacações territoriais

869 palavras 4 páginas
Visão socioambientalista e demarcações territoriais

Comunidades Tradicionais:
As comunidades tradicionais são ate hoje vitima de preconceito sobre sua cultura e o modo de viver, onde as discriminações só fortalecem a identidade territorial e a valorização na luta de suas terras.São também classificados por grupos,onde sua amplitude varia de classes como movimentos sociais, profissionais ,trabalhadora e população autóctones(povos indígenas).

Comunidades Autóctones:
Pode-se afirmar que autóctones são nativos. A valorização dos direitos humanos das comunidades indígenas, trazendo consigo uma perspectiva socioambientalista, onde alguns processos de territorialidade ao passar do tempo vale relações de poder existente seja ele político,econômico,cultural ou simbólico.

Comunidades Indígenas Brasileiras:
As terras indígenas hoje possuem um caráter e uma união única, trazendo suas tradições e a educação estimuladas para promover a proteção das terras.
O contato com os portugueses fez com que a população indígena fosse escrava desvalorizando a cultura e trazendo principalmente doenças e mortes.

Comunidades Quilombolas:
São negros que durante a escravidão no Brasil lutavam para obter seus direitos que era desvalorizado. Quando a lei da abolição em 1888 foi criada seu motivo era para os negros serem reconhecidos o que não aconteceu, mas só tempos depois que essa comunidade passou a ser reconhecida na sociedade.
A maior parte dessa comunidade sofre com a condição de vida precária,não tem acesso a saúde ou a educação e seu desenvolvimento econômico é de baixa infraestrutura.

Comunidade extrativista, Ribeirinha e Litorânea:
O sustento das comunidades extrativistas vem dos recursos que a natureza oferece como pesca; artesanato; produção de látex (retirado da seringueira) entre outros.
Já a população ribeirinha recebeu este nome por morar perto dos rios e viver da caça onde vivem em roças pequenas.
As comunidades litorâneas durante os anos

Relacionados