Visualiçã de Células BUcais

325 palavras 2 páginas
Título: Visualização de Células Bucais

Objetivo: Visualização das células bucais e suas estruturas, tais como núcleo, citoplasma, membrana e etc.

Introdução: Nas células da mucosa bucal encontramos 3 estruturas básicas: Membrana (reveste e protege a célula),citoplasma ou citosol (gel rico em nutrientes que serve de fonte de "alimento" para a célula e proteção para as estruturas contidas nela),núcleo (Contém o material genético da célula, funciona como o cérebro dela, comandando todos os processos que acontecem em seu interior). No interior do citoplasma existem várias organelas (órgãos pequenos), cada uma com uma função específica, as mais comuns são: Mitocôndria (produzem energia para a célula através do oxigênio),complexo de Golgi (é o responsável pela exportação da célula.),retículo endoplasmático (responsável pela produção de proteínas),lisossomos (responsáveis pela digestão celular).

Materiais e Métodos: M.O. C, lâmina escavada, lamínulas, cotonetes, corante de giemsa, álcool metílico, metanol, saliva, solvente (soro fisiológico)

Método: Com o auxílio de uma haste de cotonete, foram retiradas células bucais, logo após foram adicionados duas gotas de soro fisiológico na lâmina, e após foi aplicado às células na lâmina e sobrepôs a lamínula.
Observaram-se estas células e
Deixou este material secar por alguns dias, logo após a secagem foram adicionados 3 gotas de corante de giemsa diluído em solvente.
Deixou secar por 25 minutos aproximadamente, logo após lavou-se a amostra em água corrente e levada para secagem novamente.
Ficando assim preparada para ser observada novamente.

Resultados e Discussões: Pode-se observar com exatidão o núcleo da célula bucal. Conclusão: Pode-se concluir que ao corar as lâminas seu núcleo também foi corado como um todo, ficando com uma coloração um pouco mais clara.
O corante utilizado nos possibilitou uma melhor visualização.
De forma geral os resultados obtidos foram satisfatórios com o que foi

Relacionados