visualisaçao das celulas eucarioticas

1064 palavras 5 páginas
Disciplina: Citologia, Histologia e Embriologia
P

Relatório Aula Prática Microscopia e Visualização de Células Eucariontes

Introdução:
As células procariontes caracterizam-se pela pobreza de membrana, geralmente a única membrana presenta nas células procariontes, é a membrana plasmática. As células procariontes, diferentemente das células eucariontes não possuem membrana separando os cromossomos do citoplasma e esse geralmente apresenta somente a membrana plasmática que o separa do meio externo.
A principal diferença entra as células procariontes e eucariontes, é que as células procariontes não possuem envoltório nuclear, seu cromossoma ocupa um espaço dentro da célula denominado nucleóide. Já as células eucariontes possuem seu material genético organizado no núcleo, ou seja, possuem um núcleo verdadeiro, com envoltório nuclear, através do qual acontecem as trocas entre o núcleo e o citoplasma.
As células eucarióticas são divididas em duas categorias: as células animais e as células vegetais.
As células animais possuem uma membrana celular fluída, que possui movimentos, não e uma estrutura rígida, ela funciona como uma barreira seletiva, ela permite a passagem de certas substâncias indispensáveis para a célula e impede que outras entrem, mantendo em equilíbrio a célula.
As células vegetais possuem organelas similares as das células animais, no entanto possuem parede celular ao invés da membrana plasmática. A parede celular é uma estrutura rígida, espessa e forte responsável pela proteção da célula, pela nutrição, crescimento, reprodução, é ela a responsável por dar sustentação à planta. Essa camada, a parede celular tira a mobilidade das células vegetais, além disso, possui cloroplastos, que são responsáveis por realizar fotossíntese, possuem também um grande vacúolo citoplasmático, local onde vai ser armazenado reserva energética, como por exemplo, o amido.

Objetivo:
Conhecer as principais partes de um microscópio óptico, seu manuseio e

Relacionados